Ato simbólico marca início da vacinação contra a Covid-19 em Cruz Alta

Teve início na manhã da última quarta-feira, 20, no Hospital São Vicente de Paulo (HSVPCA) a primeira etapa da campanha de imunização dos profissionais da área da saúde, que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. Foram onze meses de espera, muitas horas de trabalho, pesquisa e esforço de muitas pessoas em todo o mundo para que esse dia chegasse. 

Os primeiros cruz-altenses imunizados foram a técnica de enfermagem da Unidade Covid-19, Tatiana de Mattos; a enfermeira da UTI Covid, Joice Elizabete de Moura; o médico plantonista do Pronto Socorro, Jader Franci Carvalho Oliveira e a enfermeira do PA, Thaís Dalla Costa Sartori. O ato simbólico marcou o início da imunização em Cruz Alta. 

Muito emocionada a Prefeita, Secretária de Saúde e Médica Infectologista, Paula Rubin Facco Librelotto, que durante todo ano passado esteve à frente da pandemia, falou sobre a ocasião cheia de esperança. “Estamos todos emocionados, nós que vivemos dias cansativos, exaustivos, de muita insegurança e medo, aqui vendo que as vacinas chegaram, representa de fato o controle da pandemia e a garantia de um futuro diferente. Hoje é sim um dia histórico, passa um filme na cabeça de todo mundo e aí fica o apelo para que as pessoas vejam o valor das vacinas, não só dessa, mas de todas que temos à disposição no combate de diversas doenças. Estamos muito felizes em fazer parte desse dia e de poder garantir como Secretaria de Saúde, como Prefeitura, a distribuição, o armazenamento das doses e a aplicação nos nossos profissionais”. 

Neste primeiro momento, serão 115 profissionais vacinados. A primeira etapa da imunização prevê a vacinação da equipe de assistência, funcionários da higienização e portaria, que atuam de forma direta e diariamente no atendimento dos pacientes com suspeita ou com o diagnóstico confirmado da doença, na Unidade COVID-19 e Pronto Socorro, conforme o protocolo estabelecido pelo governo do Estado. 

A primeira etapa da campanha de imunização também prevê a vacinação dos profissionais que atuam nas Estratégias de Saúde da Família e nas unidades de coleta de exames Covid, assim como os idosos do Asilo Santo Antônio. Nesta primeira etapa, a região de abrangência da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde foi contemplada com a destinação de 1.920 doses, sendo 730 doses para o município de Cruz Alta.

A técnica de enfermagem e primeira cruz-altense a ser imunizada Tatiana de Mattos falou sobre a emoção do momento. “Hoje a recompensa chegou. É uma nova era, um novo tempo, em que todas as famílias podem ficar tranquilas que a vacina vai chegar para todos. É um novo ano, uma nova esperança”, destacou.

Saiba mais: 

O Estado do Rio Grande do Sul recebeu na última segunda-feira (18/1) o primeiro lote de 341,8 mil doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan produzida em parceria com o laboratório Sinovac. 

A campanha no RS seguirá as diretrizes do Plano Nacional de Imunizações, priorizando os grupos de risco. Nesta primeira fase, serão vacinados os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19, assim como os idosos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicação HSVP

Assessoria de Comunicação HSVP
Email: comunicacao@hsvpca.com.br
Fone: (55) 3321 2401

Últimas Notícias

Se inscreva em nosso blog

Receba conteúdos exclusivos!