Centro Obstétrico

Mala da maternidade: HSVP esclarece itens essenciais para a maternidade

Os momentos que antecedem o nascimento de um bebê quase sempre são cercados de muita ansiedade e expectativa pelos pais e familiares. Chegada a hora do parto é preciso estar com tudo à mão para não se esquecer de nada.

Para tornar essa etapa mais tranquila, o Hospital São Vicente de Paulo, através da equipe técnica do Centro Obstétrico, preparou uma lista com recomendações e sugestões dos itens essenciais para a futura mamãe levar para a maternidade e se organizar melhor.

De acordo com a Enfermeira Obstetra Priscila Morgan; a elaboração da lista de itens essências para as mamães levarem até a maternidade é uma forma de tranquilizar e deixar as famílias preparadas para o momento. “Durante esse momento inesquecível para as famílias, que é o nascimento de um bebê, os períodos que antecedem o nascimento são cercados de mistérios e ansiedade. Para auxiliar as famílias neste momento, elaboramos uma lista com recomendações e sugestões dos itens essenciais para as mamães levarem para a maternidade”, destacou. 

A melhor maneira de organizar a mala para a maternidade é, primeiro, separar as roupas e os itens que você precisará levar para o hospital, para isto uma das sugestões é colocar os materiais sobre a cama ou em outra superfície que você possa obter uma boa visibilidade.

O que é essencial?

Existem itens que realmente não podem faltar. Alguns dos itens são opcionais e dependem da estação do ano ou da sua decisão de levar os mesmos itens que o hospital pode fornecer. Se o seu bebê nascer no inverno, toucas, luvas, casaquinhos e cobertor são itens indispensáveis.

Sugerimos que as famílias tragam 6 macacões ou conjuntinhos de calça e blusinha; 6 bodies; 2 toalhas de banho; 6 mijões; 6 meias; 1 touca; 3 luvinhas; 1 manta; 1  cobertor quentinho;  2 casaquinhos com botões na frente; 4 Toalhinhas de boca; Roupinha para a saída da maternidade; 1 pacote de fraldas tamanho RN; Sabonete líquido de glicerina ou  hipoalergênico – importante que seja PH neutro; cotonetes; escova; pente para o cabelo do bebê; Álcool 70% e pomada para assadura.

Lista para a mala da mamãe:

Na mala as mamães devem trazer entre 3 e 4 camisolas ou pijamas com abertura na frente para facilitar o processo de amamentação dos bebês; 3 ou 4 sutiãs de amamentação (evite sutiãs comuns); 4 a 5 calcinhas grandes; 2 toalhas de banho confortáveis; 2 pares de meias; 1 robe ou roupão; 1 pantufa ou chinelo fechado (escolha aquele em que você vai se sentir mais segura, mas que também seja fácil de encaixar os pés); 1 chinelo de dedo para usar no banho e uma roupa para saída do hospital.

Lista de itens para a nécessaire da mamãe:

É recomendada a presença de absorventes (a maioria dos hospitais podem deixar absorventes disponíveis, mas é sempre bom garantir e escolher a sua marca preferida. O sangramento no pós-parto e na maior parte das vezes é intenso, então prefira os absorventes noturnos ou próprios para o pós-parto); produtos de higiene pessoal (escova de dente, creme dental, fio dental, shampoo, condicionar, desodorante, escova de cabelo ou pente, sabonete e hidratante corporal). O Kit de maquiagem e as presilhas e prendedores de cabelo são itens opcionais.

Recomendações Úteis:

Durante o período que antecede o nascimento do bebê é extremamente importante que as mamães não se esqueçam de montar uma pasta com os seus documentos. Desse modo, itens como RG ou certidão de nascimento; carteirinha do plano de saúde ou cartão do SUS; cartão pré-natal e os exames realizados durante a gestão (incluindo os ultrassons) são essenciais para a normalidade do processo. É importante ressaltar, que menores de idades devem estar acompanhadas por responsável