CIRURGIA BARIÁTRICA

O Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta iniciou em outubro de 2019 os atendimentos ambulatoriais da linha de cuidado do sobrepeso e obesidade. Serão beneficiados usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 56 municípios gaúchos, compreendendo uma população aproximada de 1 milhão de pessoas.

O HSVP será referência na assistência de alta complexidade ao indivíduo com obesidade para os municípios de abrangência da 9ª, 4ª e da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde com sede respectivamente nos municípios de Cruz Alta, Santa Maria e Alegrete. 

A equipe médica responsável pelo atendimento terá como responsável técnico o Dr. Élvio Pereira e o cirurgião Lucas Alessio Pereira. Os pacientes também terão acompanhamento multidisciplinar com profissionais da nutrição, da psicologia, enfermagem e fisioterapia. 

O Hospital São Vicente de Paulo conta com uma equipe especializada para a realização desse procedimento, em suas três modalidades: restritiva – que resulta na diminuição da quantidade de alimentos que entra no trato gastrointestinal -, mal absortiva – que reduz a capacidade de absorção do intestino – e mista.

Quem pode fazer a Cirurgia Bariátrica

Conforme os preceitos médicos, a indicação cirúrgica deve ser decidida sob a análise de três critérios: IMC, idade e tempo da doença.