Controle de Infecção do HSVP atua de forma preventiva e educativa


O SICH do HSVP é composto pela equipe: Enfermeira Silvana Trombetta Stefanello (centro) e as Técnicas em enfermagem – Fernanda Scherer (esquerda) e Isabel Dama (direita).

Evitar as infecções hospitalares é um notável sinal de qualidade de assistência e bem-estar aqueles que estão dentro do ambiente hospitalar. Há 36 anos a Comissão Interna de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital São Vicente de Paulo-Cruz Alta (HSVP CA) atua na prevenção, identificação e técnicas de educação para o controle de infecções hospitalares; garantindo a segurança dos pacientes, colaboradores e visitantes da instituição.

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) atua dentro do CCIH, em todos os setores do hospital e junto a todos os serviços com o intuito de identificar infecções hospitalares. O serviço é responsável por executar as ações necessárias para a identificação precoce das infecções hospitalares, garantindo a segurança dentro da instituição.

Em 15 de maio é o Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar, data instituída como pela Lei nº 11.723, de 23 de junho de 2008. De acordo com a enfermeira do SCIH, Silvana Trombetta Stefanello, todos que estão dentro do hospital são responsáveis pelo controle. “Principalmente os enfermeiros e técnicos de enfermagem que estão mais próximos de nossos pacientes, eles conseguem identificar previamente uma possível infecção e também são agentes compartilhadores das técnicas de prevenção”, ressalta.

CCIH

O Ministério da Saúde exige que todos os hospitais mantenham um programa de controle de infecção hospitalar destinado a reduzir ao mínimo a incidência e a gravidade das infecções. O HSVP conta com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) desde 1983, a qual atualmente é composta por representantes de vários setores da instituição, como gerência de enfermagem, farmácia, serviços de higienização e administrativos. Esses atuam em conjunto no serviço de cunho investigatório e educativo. “Quando falamos em investigatório é para todos, através de uma abordagem, orientamos e verificamos; com vista de cuidar do nosso paciente, profissionais e da nossa instituição de uma forma geral”, pontua.

NORMAS INTERNAS

Para garantir a segurança e integridade física, além de controlar o risco de infecção hospitalar o CCIH orienta que seja evitado o uso de chinelos, sandálias, bem como, vestuários excessivamente cavados. Para prevenção de infecção hospitalar pedimos que lavem as mãos e utilize o álcool em gel disponível em todas as dependências do hospital, sempre ao chegar e ao sair da instituição. “Para o bem-estar de todos, orientamos falar sempre em voz baixa e evitar a circulação e aglomeração nos corredores e/ou quartos de outros pacientes e evitando também, presentear o paciente com flores”, salienta a enfermeira, destacando que respeitar os horários de visitas também é importante, pois o paciente para sua plena recuperação, necessita de repouso.

O HSVP CA acredita que seguindo essas orientações, o acompanhante/visitante e também os profissionais, estarão contribuindo para a prestação de um serviço de excelência ao paciente.

EQUIPE SICIH

O SICH do HSVP é composto pela equipe: Enfermeira Silvana Trombetta Stefanello e as Técnicas em enfermagem – Fernanda Scherer e Isabel Dama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicação HSVP

Assessoria de Comunicação HSVP
Email: comunicacao@hsvpca.com.br
Fone: (55) 3321 2401

Últimas Notícias

Casal inspira amor no HSVP

“Em tempos difíceis, só o amor salva”, afirma a recepcionista/estoquista Michele Barcelos Quevedo (37 anos). Com o casamento marcado para dia 04 de maio com

Leia Mais »

Se inscreva em nosso blog

Receba conteúdos exclusivos!