FISIOTERAPIA SUS: HSVP realiza mais de 17 mil atendimentos anualmente -Equipe de fisioterapeutas é fundamental para prevenir e tratar complicações musculoesqueléticas, cardiorrespiratórias e neurológicas-

Mais de 17 mil atendimentos de fisioterapia através do Sistema Único de Saúde (SUS), são realizados anualmente no Hospital São Vicente de Paulo-Cruz Alta. Com equipe multidisciplinar, os fisioterapeutas hospitalares, destacam-se na participação ativa na recuperação dos pacientes.


O fisioterapia hospitalar visa o tratamento de pacientes em fase de recuperação, seja de traumas ou cirurgias, resulta em uma maior agilização das altas, o que aumenta a rotatividade dos leitos, diminui as chances de infecções hospitalares, minimiza os custos com remédios e oxigênio, e, principalmente, fornece uma melhor qualidade de vida ao paciente.

A fisioterapia auxilia na recuperação do paciente, otimizando a alta, evitando problemas secundários, como respiratórios e circulatórios

O HSVP compreende que o profissional é de fundamental importância; eles atuam em sintonia com a equipe multidisciplinar. O fisioterapeuta é o responsável pela avaliação, elaboração e execução do tratamento dos mais diversos tipos de pacientes, como os pós-cirúrgicos, transplantados, ortopédicos, neurológicos, ou clínicos, nos quais se trabalha dois aspectos: respiratório que é uma das prováveis causas de complicação e o motor que se deteriora rapidamente ao longo de uma internação mais prolongada.

HSVP possui o “elevador de paciente”, utilizado no tratamento de casos específicos

ATENDIMENTOS

De acordo com a coordenadora e fisioterapeuta, Rosilie Schneider, a equipe do HSVP é composta por seis fisioterapeutas, os quais realizam atendimento para pacientes da rede pública de saúde, em enfermarias e no Centro de Terapia Intensiva (CTI). “O nosso trabalho auxilia na recuperação do paciente, otimizando a alta, evitando problemas secundários, como respiratórios e circulatórios”, ressalta.

A fisioterapia fornece uma melhor qualidade de vida ao paciente.

No ano de 2018 foram realizados cerca de 17.700 atendimentos em fisioterapia via SUS. Sendo mais de 12.000 em enfermarias e mais de 4.900 em pacientes internados na UTI. Nas unidades de terapia intensiva, o fisioterapeuta é quem realiza toda a assistência respiratória, e em parceria com os demais profissionais como médicos e enfermeiros que decidem e executam diversas etapas do tratamento ao doente crítico da admissão até a alta.

Assessora de Comunicação HSVP CA – Emilady Malheiros – MTB/RS 18215

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicação HSVP

Assessoria de Comunicação HSVP
Email: comunicacao@hsvpca.com.br
Fone: (55) 3321 2401

Últimas Notícias

Se inscreva em nosso blog

Receba conteúdos exclusivos!