topo

97 anos de responsabilidade:  Hospital São Vicente de Paulo, essencial para saúde de Cruz Alta e Região

Há 97 anos o Hospital São Vicente de Paulo-Cruz Alta (HSVP-CA), assumiu a responsabilidade com a saúde de Cruz Alta e região. Dedica-se ao atendimento humanizado para usuários da rede pública de saúde e convênios para mais de 30 municípios. Sendo atualmente, referência regional em quatro altas complexidades: neurologia, traumatologia, oncologia e terapia renal.

O HSVP-CA, como instituição filantrópica, dedica-se ao atendimento da comunidade local e regional a partir dos municípios integrantes da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde (13 municípios) e 17ª CRS (20 municípios), abrangendo mais de 1,2 milhão de pessoas pertencentes à Macrorregião Missioneira. Presta serviços a pacientes de diversos convênios, sendo mais de 80% provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Atua como referência em alta e média complexidade. Em breve será referência em alta complexidade para o tratamento de obesidade através da cirurgia bariátrica.

Em sua infraestrutura o HSVP CA, conta com ambulatórios de atendimento em diversas especialidades (cardiologia, geriatria, clínica médica, nefrologia, oncologia, neurologia, pequenas cirurgias), laboratório de análises clínicas, Serviço de Radiologia e Imagem (aparelhos de US, tomógrafos e um aparelho de RNM), os serviços obstetrícia, ortopedia e traumatologia (referência regional de alta complexidade), clínica cirúrgica, clínica médica, nefrologia/hemodiálise (referência regional de alta complexidade), oncologia (referência regional de alta complexidade), urologia, oftalmologia, neurologia, neurocirurgia (referência regional de alta complexidade), endoscopia, anestesiologia, Unidade de Terapia Intensiva adulto tipo II, e serviço de arquivo e documentação médica.


Trajetória de compromisso  

A Associação das Damas de Caridade, foi fundada em 06 de janeiro de 1915, por um grupo de senhoras e senhoritas de Cruz Alta. É a entidade mantenedora do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo.

O HSVP CA foi fundado em 09 de fevereiro de 1921, com o apoio e influência de um de seus idealizadores, o Dr. Gabriel Álvaro de Miranda. Assim, iniciando suas atividades clínicas e cirúrgicas e dedicando-se ao atendimento da comunidade local e regional.


Unidade de Terapia Renal

Com uma área de 600m², dois ambientes climatizados de hemodiálise e equipamentos de última geração e profissionais capacitados. Desde 2010 a Unidade de Terapia Renal, realiza atendimento ambulatorial de referência. Procedendo aos exames complementares de diagnósticos, orientações de tratamento e acompanhamento de pacientes de patologias renais.


Neurologia | Neurocirurgia


O Hospital São Vicente de Paulo é referência regional em Neurologia | Neurocirurgia. Em nossa infraestrutura para neurocirurgia, destacam-se equipamentos de tomografia, ressonância magnética nuclear, arteriografia digital, eletroencefalograma. Ressaltamos ainda nosso serviço de radiologia e a Unidade de Terapia Intensiva (CTI).


Traumato-Ortopedia


Com uma equipe qualificada de Ortopedistas e Traumatologistas. O Hospital São Vicente de Paulo-Cruz Alta é também referência regional em Traumatologia. Sendo autorizado a tratamentos de Alta Complexidade. Contamos com estrutura de internação, exames, centro cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (CTI) e reabilitação com grande capacidade de resolução das patologias ortopédicas.


Oncologia


A Clínica de Oncologia Cruz Alta, atua junto ao Hospital São Vicente de Paulo. Promove atendimento oncológico humanizado e personalizado, com uma equipe altamente especializada. A excelência técnica e o atendimento solidário são as prioridades que resultam em melhores condições de vida ao paciente e seus familiares. 



Sobre o HSVP CA:


 Leitos: 175

Corpo Clínico: 169 médicos.     

Residência médica: 06 residentes.

Especialidades: Pediatria, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Pediátrica, Obstetrícia, Clínica Médica, Traumatologia, Cardiologia, Coloproctologia, Geriatria, Endocrinologia, Dermatologia, Angiologia, Pneumologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Hematologia, Neurocirurgia, Nefrologia, Intensivismo, Oncologia, Oncologia Pediátrica, Hemoterapia, Infectologia, Urologia, Reumatologia, Alergologia, Radiologia, Anestesia.