Institucional

Hospital São Vicente de Paulo, essencial para saúde de Cruz Alta e Região

A  quase um século, o Hospital São Vicente de Paulo-Cruz Alta (HSVP-CA), assumiu a responsabilidade com a saúde de Cruz Alta e região. Dedica-se ao atendimento humanizado para usuários da rede pública de saúde e convênios para mais de 30 municípios. Sendo atualmente, referência regional em quatro altas complexidades: neurologia, traumatologia, oncologia e terapia renal.

O HSVP-CA, como instituição filantrópica, dedica-se ao atendimento da comunidade local e regional a partir dos municípios integrantes da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde (13 municípios) e 17ª CRS (20 municípios), abrangendo mais de 1,2 milhão de pessoas pertencentes à Macrorregião Missioneira.

Presta serviços a pacientes de diversos convênios, sendo mais de 80% provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Atua como referência em alta e média complexidade. Em breve será referência em alta complexidade para o tratamento de obesidade através da cirurgia bariátrica.

Missão

Prestar atendimento de excelência, através da plena utilização da infraestrutura, com métodos de gestão moderna e autossustentável, no atendimento à saúde da comunidade regional.

Visão

Ser reconhecido pelo público interno e externo como uma instituição de referência em atendimentos de alta complexidade, através da utilização de tecnologia de ponta e do trabalho de equipe multidisciplinar qualificada, consolidando uma gestão autossustentável.

Valores

Humanização, Credibilidade, Competência.

Trajetória de compromisso

Em sua infraestrutura o HSVP CA, conta com ambulatórios de atendimento em diversas especialidades (cardiologia, geriatria, clínica médica, nefrologia, oncologia, neurologia, pequenas cirurgias), laboratório de análises clínicas, Serviço de Radiologia e Imagem (aparelhos de US, tomógrafos e um aparelho de RNM), os serviços obstetrícia, ortopedia e traumatologia (referência regional de alta complexidade), clínica cirúrgica, clínica médica, nefrologia/hemodiálise (referência regional de alta complexidade), oncologia (referência regional de alta complexidade), urologia, oftalmologia, neurologia, neurocirurgia (referência regional de alta complexidade), endoscopia, anestesiologia, Unidade de Terapia Intensiva adulto tipo II, e serviço de arquivo e documentação médica.

A Associação das Damas de Caridade, foi fundada em 06 de janeiro de 1915, por um grupo de senhoras e senhoritas de Cruz Alta. É a entidade mantenedora do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo.

O HSVP CA foi fundado em 09 de fevereiro de 1921, com o apoio e influência de um de seus idealizadores, o Dr. Gabriel Álvaro de Miranda. Assim, iniciando suas atividades clínicas e cirúrgicas e dedicando-se ao atendimento da comunidade local e regional.