Cruz Alta, 11/12/2017

HSVP em parceria com SMS promovem ação alusiva ao Dia do AVC

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Cruz Alta promoveu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) uma capacitação alusiva ao Dia do Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A atividade aconteceu na manhã desta quarta-feira (30/10), no Auditório da Instituição e foi destinado aos multiprofissionais da Rede Básica Municipal e reuniu médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e dentistas.

Ministrada pelo médico neurologista e neurocirurgião, integrante do Corpo Clínico do HSVP, Dr. Eloi Mauro Domingues, a capacitação referente a doenças cerebrovasculares, abordou os tipos de AVC, seus sintomas, diagnósticos e tratamentos.



A partir de informações da Associação Brasil AVC, entenda mais sobre a doença:

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, pode ser dos tipos:
- Isquêmico: É o mais comum e ocorre quando um vaso que irriga o cérebro é bloqueado;
- Hemorrágico: Ocorre devido a ruptura de um vaso sanguíneo dentro ou ao redor do cérebro.

Idosos, hipertensos, cardíacos, diabéticos, fumantes, alcoólatras, obesos e sedentários são mais predispostos a sofrerem um AVC, no entanto, pessoas jovens também podem ser vítimas da doença, que pode ocorrer a qualquer hora, durante atividades ou do próprio sono.

Os principais sintomas que indicam a ocorrência do Acidente são alteração do movimento e/ou da sensibilidade em uma parte do corpo; dificuldade para falar e/ou entender; dor de cabeça intensa ou súbita; alteração da visão; naúsea/vômito, dificuldade para engolir e/ou desmaio; tontura ou alteração do equilíbrio.

Ao suspeitar de um AVC a pessoa deve dirigir-se imediatamente a um serviço de emergência.

Quanto ao tratamento, atualmente existe um medicamento que se administrado em até 3 horas após o início dos sintomas, reduz o grau de invalidez nos pacientes com AVC do tipo Isquêmico. Por isso é importante ser rápido e não perder tempo ao procurar ajuda.

As pessoas acometidas pelo AVC devem seguir as orientações médicas com relação ao tratamento medicamentoso e dietas, bem como, submeterem-se à reabilitação dos déficits pós-AVC nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia.




Assessoria de Comunicação do Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta.
Informando você sobre o Hospital que está no coração da gente.
Texto e fotografia: Claudiane Veber (Jornalista – MTB nº 17.049)
Contato: (55)3321-2400/(55)9614-5316 ou comunicacao@hsvpca.com.br
Confira nosso site: www.hsvpca.com.br
Curta nossa Fan Page no Facebook: www.facebook.com/HSVP.CRUZALTA