Cruz Alta, 17/10/2017

HSVP comemora 93 anos: Projeções para 2014

Visando o progresso da saúde em Cruz Alta e região, a partir do planejamento estratégico desenvolvido no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Cruz Alta, diversos novos investimentos devem ocorrer na Instituição durante o ano de 2014.

Confira abaixo as projeções para o HSVP:

– Construção de Unidade de Radioterapia, a partir do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS) proposto pelo Ministério da Saúde. Após o HSVP ter atendido aos requisitos do Plano, a Instituição disponibilizará a área/local e com recursos federais a obra será executada. Neste momento aguardamos a elaboração do projeto por parte da empresa responsável. A partir da disponibilidade do serviço de radioterapia, muitos pacientes serão beneficiados, pois será possível que inúmeras pessoas que hoje dependem da radioterapia para se curar tenham o acesso facilitado ao serviço.

- Implantação de plantão 24h de médicos pediatras e de médicos obstetras. Considerando a alta demanda na procura por esses profissionais, foi diagnosticada a necessidade de haver especialistas disponíveis em tempo integral para melhor atender aos usuários. No momento a direção do Hospital trabalha na composição da documentação exigida para obter a liberação dos serviços.

- Credenciamento junto ao Governo do Estado para o Serviço de Assistência de Alta Complexidade ao Indivíduo com Obesidade. Considerando que inúmeros procedimentos cirúrgicos bariátricos já são realizados por profissionais integrantes do Corpo Clínico do HSVP e que a indicação médica para o procedimento tem aumentado significativamente, a Instituição pleiteará junto a Secretaria Estadual da Saúde, a habilitação, vindo assim, a beneficiar a região que carece desse serviço.

- Construção de quartos para médicos plantonistas com o objetivo de melhor acomodar os profissionais que prestam serviços por longos períodos no Hospital.

- Implantação de residência médica por meio do HSVP e residência multiprofissional em uma parceria com a Universidade de Cruz Alta (Unicruz). Ambas implantações serão coordenadas pelo médico Prof. Dr. Paulo Viecili que coordena a CTI do HSVP e estão em fase de elaboração dos projetos.

- Implantação da classificação de risco no Pronto Atendimento, adequado a partir do protocolo de Manchester que classifica os pacientes por cores, conforme triagem previamente realizada pela equipe assistencial do PA que identifica a necessidade, gravidade, risco e vulnerabilidade de cada usuário. Com a implantação além do aperfeiçoamento do serviço, busca-se o acolhimento humanizado dos pacientes. O início da utilização do novo modelo deve ocorrer em março.

- Implantação da utilização obrigatória de crachás de identificação por parte dos usuários para circulação nas dependências do Hospital. A ação que deve iniciar em março, busca organizar o fluxo de pessoas e ao mesmo tempo contribuir com a segurança do local.

- Adequação ao Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI), atendendo as exigências instituídas e assim primando pela segurança de quem utiliza os serviços no HSVP.

- Reinício da obra de ampliação do HSVP. O investimento prevê em um primeiro momento a construção de quatro pavimentos e posteriormente a ampliação com mais quatro. Este novo espaço contará com um Pronto Atendimento Regional; Consultórios de Apoio à Média e Alta Complexidade; Bloco Cirúrgico; Centro de Tratamento Intensivo (CTI); Centro Obstétrico; Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e Leitos; Leitos; Serviços; Heliponto.
A ampliação estrutural corrobora também para a ampliação na prestação de serviços, visto que a Instituição abrangerá uma maior gama de pessoas, beneficiando e contribuindo com o avanço na saúde de toda a região.



Assessoria de Comunicação do Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta.
Informando você sobre o Hospital que está no coração da gente.
Texto e Fotografia: Claudiane Veber (Jornalista Responsável – MTB nº 17.049)
Contato: (55)3321-2400/(55)9614-5316 ou comunicacao@hsvpca.com.br
Confira nosso site: www.hsvpca.com.br
Curta nossa Fan Page no Facebook: www.facebook.com/HSVP.CRUZALTA