Cruz Alta, 12/12/2017

HSVP busca implantar residência médica

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Cruz Alta recebeu na tarde desta sexta-feira (21/11) a avaliadora e representante do Ministério da Educação (MEC), Professora Doutora Maria Zélia Baldessar. A vinda dela ocorreu em virtude de a Instituição estar empenhada desde 2013 em prol do credenciamento que viabiliza a implantação do projeto de residência médica no hospital.

A visita, primeiramente, ocorreu com os membros da direção do HSVP, diretor técnico, Dr. João pedro Cunha Calçada e diretor financeiro, João Vicente Martiny juntamente com o membro do Conselho Gestor, o diretor clínico, Doutor Paulo Ricardo Viecili e teve como propósito, conhecer o planejamento estratégico, bem como as ampliações das estruturas, no que se refere ao eixo acadêmico para que o hospital esteja em condições de começar o processo de formação de recursos humanos na esfera médica.

Em um segundo momento, a Doutora Maria Zélia se reuniu com a Comissão de Residência Médica do HSVP (COREME), para debater sobre a viabilidade de implantar o programa de residência em clínica médica na Instituição. Participaram dessa reunião, os membros da COREME-HSVP, coordenador da Comissão, Professor Doutor Paulo Viecili; representando a direção do HSVP, Dr. João Pedro Cunha Calçada; coordenador local da residência em clínica médica, Doutor Paulo Ricardo Moreira; coordenador médico do Pronto Atendimento, Dr. Vivakanand Satram; além da representante da Secretaria Municipal de Saúde de Cruz Alta, enfermeira Jussara Gutierrez.

Em um terceiro momento, os membros da direção do hospital e da COREME fizeram uma apresentação das dependências do HSVP para a Doutora Maria Zélia para que ela pudesse presenciar e vivenciar as condições da Instituição para fins de aprovação da implantação do programa.

A partir desta visita técnica, a professora irá elaborar um relatório constando seu parecer quanto à possibilidade do projeto ser implantado no HSVP, o que vai ser apresentado na primeira semana de dezembro, sendo que o resultado definitivo tem data prevista para sair no Diário Oficial da União ainda na metade do mês de dezembro de 2014.

“Tendo em vista as manifestações da referida avaliadora, que foram muito positivas, tanto a direção do HSVP quanto a COREME ficaram bastante otimistas com a possibilidade do programa se aprovado e de Cruz Alta ter um programa de residência médica. Em isso se concretizando, não há dúvidas que será um marco de mudanças para o HSVP e para a medicina do nosso município e região. Estamos todos na torcida”, destacou Prof. Doutor Paulo Viecili .



Assessoria de Comunicação do Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta.
Informando você sobre o Hospital que está no coração da gente.
Texto e Fotografia: Claudiane Veber (Jornalista Responsável – MTB nº 17.049)
Contato: (55)3321-2400/Ramal: 2537 ou comunicacao@hsvpca.com.br
Confira nosso site: www.hsvpca.com.br
Curta nossa Fan Page no Facebook: www.facebook.com/HSVP.CRUZALTA