Cruz Alta, 11/12/2017

Sipat do HSVP mobiliza e integra colaboradores

Foi promovida de 17 a 21 de novembro a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta (HSVP).

No primeiro dia (17/11), a palestra ministrada pelo Professor Doutor do Grupo Multidisciplinar de Saúde (GMS) da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Jonatas Zeni Klefke abordou o tema Prevenção e fatores de risco, a partir de uma pesquisa realizada anteriormente com os colaboradores do HSVP, a qual identificou características relacionadas à doença cardiovascular.

Na terça-feira (18/11) durante a manhã foi realizada pelo 1º Tenente do 12º CRB, Abel Martins Portela, a Prevenção e combate a incêndio que possibilitou a utilização prática de extintores. Já durante a tarde, foi desenvolvida a Simulação de evacuação, coordenada pelo Sargento Pertencente ao 2º SGCI – CA, Alberto Porto Martins que apresentava um cenário fictício aos colaboradores que por sua vez, de forma prática, aplicavam as instruções transmitidas pelo Sargento.

No terceiro dia (19/11), os colaboradores praticaram a Ginástica laboral, realizada sob a coordenação da fisioterapeuta do HSVP e da FisioCor, Roselei Schneider.

Na quinta-feira (20/11) durante a manhã, foi ministrada a palestra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), pela enfermeira coordenadora do Centro de Terapia Intensiva do HSVP, Valderesa Binotto e alunos do curso de enfermagem do 8º semestre da Unicruz. No turno da tarde, ocorreu o Show de talentos, que integra o programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD) do HSVP. Na mostra, se apresentaram a colaboradora Andrea dos Santos acompanhada de Moema Nascimento e Tiago Werneir.

No último dia de SIPAT (21/11) foi divulgado o resultado da Gincana Cipa solidária à vida – Doe sangue tipo “o” seu. A ação propôs aos colaboradores a formação de grupos com até cinco integrantes, objetivando que estes, mobilizassem o maior número possível de doadores de sangue. Ao todo foram formadas 15 equipes, que juntas mobilizaram 146 doadores voluntários. Desses, 25 foram inaptos e 121 efetivaram as doações junto ao Hemocentro Regional. A equipe vencedora foi a Vermelha, composta pelas colaboradoras do Centro Obstétrico – Ana Flávia Fagundes, Debora Regina Erthali, Camila Rodrigues, Gabriela Colin, Lauriane Zulliani - com 63 doadores voluntários ; seguida da Azul, formada pelas colaboradoras da Auditoria e Controladoria – Ana Paula Andrade, Carine Paula, Luciana Domingues, Patricia Oppelt, Saiane Graminho - com 28 doadores voluntários.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA) agradece às seguintes empresas que contribuíram para a realização da Sipat:
- Bazar Luiza; Benoit; Deltasul; Farmácia São João; JG Presentes; Jornal Tribuna das Cidades; Livraria Centenária; Loja e Bazar Fátima; Lojas Américas; Lojas Pompeia; Magazine Luiza; Mercadão Econômico; Nanuchas Criações; Pépe Calçados; SESC; Vencal Calçados.



Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta.
Informando você sobre o Hospital que está no coração da gente.
Texto e Fotografia: Claudiane Veber (Jornalista Responsável – MTB nº 17.049)
Contato: (55)3321-2400/Ramal: 2537 ou comunicacao@hsvpca.com.br
Confira nosso site: www.hsvpca.com.br
Curta nossa Fan Page no Facebook: www.facebook.com/HSVP.CRUZALTA