Cruz Alta, 20/10/2017

A recíproca da solidariedade

Era o ano de 1940 quando um aglomerado de pessoas carentes aguardava na frente do Pavilhão São José, ansiosas pelas doações de roupas e alimentos que iriam receber da Associação das Damas de Caridade do Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta. Na época era comum a entidade realizar ações solidárias que auxiliavam os menos favorecidos. Hoje, no ano de 2015 a situação mudou. Agora é o HSVP/CA que conta com o apoio da comunidade, diante das dificuldades financeiras enfrentadas pela falta de repasses.

Desde junho, a Instituição vem recebendo doações de pessoas que preferem não se identificar e também de entidades sociais. O Hospital já recebeu cerca de 50 cobertores, 120 Kg de feijão e meia peça de tecido para a confecção de lençóis.

Na última terça-feira (14/07) o Banco de Alimentos de Cruz Alta doou 750 kg de arroz, 250 kg de leite em pó e 204 litros de suco que servirão para auxiliar na alimentação das pessoas carentes que se encontram internadas no HSVP/CA.

Nesse mesmo dia, servidores da Justiça Estadual do Fórum de Cruz Alta que aderiram à greve da categoria, por orientação do Sindijus/RS, estão promovendo campanhas solidárias que beneficiem a comunidade. Uma das ações foi a arrecadação de alimentos destinados ao Hospital. Na oportunidade foram doados arroz, feijão, macarrão, óleo, sal, açúcar, farinha de trigo e leite integral.

Na noite desta sexta-feira (17/07) várias entidades se reuniram e procuraram o HSVP/CA para propor uma Campanha em prol do Hospital. Nos próximos dias essas entidades formarão uma Comissão que irá planejar e conduzir ações junto à comunidade de Cruz Alta e região, no sentido de auxiliar nas demandas mais urgentes da Instituição, contribuindo com a manutenção da qualidade nos serviços prestados aos pacientes que precisam do Hospital São Vicente.

O HSVP/CA presta mais de 80 por cento de seus atendimentos aos pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência em média e alta complexidade para 13 municípios da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde e 20 da 17ª CRS. Em 2014 realizou à esses usuários mais 36,5 mil atendimentos ambulatoriais; 6,6 mil internações; 24,3 mil exames; 3,3 mil procedimentos cirúrgicos.

O Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta há 94 anos acolhe todos que a ele recorrem e com a dedicação de seus colaboradores que prestam um atendimento digno e de qualidade honra com sua finalidade filantrópica, atendendo dentro de suas possibilidade e com humanização, aqueles que mais necessitam.