Cruz Alta, 20/10/2017

Refência regional em alta complexidade

Referência Regional em Alta Complexidade

O Hospital São Vicente de Paulo é considerado referência regional nas áreas de neurologia/neurocirurgia, traumato-ortopedia, oncologia, transplante ósseo, tendinoso e de córneas, captação (busca ativa) de órgãos, terapia renal subistitutiva e centro de terapia intensiva (CTI), além de cuidados prolongados, sobressaindo pela excelência em atendimento. Integra a Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde, podendo receber pacientes de todo o Estado, em caso de necessidade.

 

NEUROLOGIA / NEUROCIRURGIA

Pioneira entre as altas complexidades do Hospital São Vicente de Paulo. Como estrutura oferecida para a neurocirurgia, destacam-se equipamentos como tomografia, ressonância magnética nuclear, arteriografia digital, eletroencefalograma, além do serviço de radiologia e a Unidade de Terapia Intensiva.

Neurocirurgião: Dr. Elói Mauro Domingues

Neurologista: Dra. Rosita Diamantopoulos

 

TRAUMATO-ORTOPEDIA

 

O Hospital São Vicente de Cruz Alta tem, entre muitas áreas de especialização, a equipe de Ortopedistas e Traumatologistas.

Os médicos deste grupo são:

Especialista em ortopedia e traumatologia

 Dr. Adelman Ferreira de Freitas

Especialista em cirurgias do ombro

 Dr. Antônio Celso Ventura Duarte

Especialista em cirurgias do joelho

 Dr. Eduardo Pilar Cézar

Especialista em cirurgia da mão e microcirurgia

 Dr. Marcel Barbieri Freitas

Especialista em trauma e quadril

 Dr. Marcelo Rodrigues de Souza

Especialista em coluna

 Dr. Rogério Kipper Picada

Especialista em quadril

 Dr. Rui Padilha Ramos

Especialista em ortopedia e traumatologia

 Dr. José Antônio Roberto Freitas

 

O Hospital, referência Regional em Traumatologia, também está autorizado a tratamentos de Alta Complexidade nas áreas citadas. Para isso conta com estrutura de internação, exames, centro cirúrgico, CTI e reabilitação com grande capacidade de resolução das patologias ortopédicas.

Raio X, Tomografia, ressonância, densitometria, ultra-som e exames de laboratório são alguns dos procedimento utilizados para diagnóstico.

Entre as principais cirurgias feitas na Especialidade de Ortopedia e Traumatologia, citamos as Artroplastias (Próteses) de ombro, quadril e joelho. As fraturas geralmente são tratadas com Osteosínteses (colocação de placas, parafusos, pinos, fixadores externos e astes intramedulares bloqueadas), as deformidades são tratadas com fixadores corretivos do tipo Ilizarov. As fraturas de coluna vertebral, tanto na região cervical, torácica e lombar, são operadas tanto pela via anterior (pela frente) ou posterior (pelas costas) e, muitas vezes, os dois procedimentos são feitos durante uma mesma anestesia. São muitas as patologias e os tratamentos que podem ser feitos hoje em dia. Aqui citamos os principais e os mais realizados.

 

ONCOLOGIA

A Clínica de Oncologia Cruz Alta trabalha de modo incansável para que os bons resultados no tratamento do câncer melhorem a cada dia, reforçando ao paciente e família que esta é apenas uma das etapas a ser vencida na luta por melhor qualidade de vida, e que estaremos sempre juntos em busca desta conquista.

Nossa missão é promover atendimento oncológico humano e personalizado, com uma equipe altamente diferenciada, proporcionando, com isso, melhores condições de vida ao paciente e seus familiares. A excelência técnica e o atendimento solidário são as prioridades que perseguimos continuamente.

A Clínica conta com os seguintes profissionais:

Médicos:

 Dr. Waldir Veiga Pereira

 Dr. Dalnei Veiga Pereira

 Dra. Thereza Cristina S. Lafayett

 Dra. Christiane Fração Diefenbach

 Dr. Luis Carlos Antunes Moreira

 Dr. Lourenço André Sangoi

 Dr. Juarez Chiesa

 Dr. Mauber Eduardo S. Moreira

 Dr. Benonio Terra Villalba

 Dr.Clarissa Bandeira Caldeira

Enfermeira:

 Célia Regina Guerra Friedrich

Farmacêutico:

 Thyago Dias Godoy

Psicóloga:

 Elmerita Corazza Martins

Assistente Social:

 Fátima Noeli Bronzatti

Administradora:

 Cleusa Tamiosso

Técnico em Enfermagem:

 Jussara O. Amaral

Secretária:

 Adriana Gonçalves dos Santos

Serviço de Apoio:

 Sabrina Fernanda da Silveira

 

CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS E TRANSPLANTE ÓSSEO, TENDINOSO E DE CÓRNEAS

O Hospital São Vicente de Paulo é credenciado para realizar a captação de órgãos (busca ativa) e transplante ósseo, tendinoso e de córneas, sendo o único nessa atividade em sua região de abrangência. Esse serviço foi alcançado graças à evolução dessa casa de saúde, que ao longo dos anos buscou superar as dificuldades e implementar serviços que viessem para atender parte de uma população com dificuldade de aceso a esse atendimento.

Transplante de Córneas: Dr. Ubaihara Gomes Vieira

 

TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA

 

A unidade de Terapia Renal inaugurada em março de 2010 realiza, atendimento ambulatorial de referência procedendo aos exames complementares de diagnósticos, orientações de tratamento e acompanhamento de pacientes de patologias renais.

A Unidade tem uma área de 600m2 com 2 amplas salas climatizadas de hemodiálise, com 20 máquinas novas, de última geração, e capacidade de atendimento de 120 pacientes.

A Unidade possui os seguintes profissionais:

Médicos: 

 Dr. Jorge Bandarra Westphalen

 Dr. Eduardo Campos

 Dr. Paulo Ricardo Moreira

 Dr. Elio Bessa Furian

 Dr. Jorge Bilibio Westphalen

 Dr. Roberto Berwanger

Enfermeiras especialista em Nefrologia:

 Simone Kempfer

 Karina Fernandes dos Santos

 Patricia Muller Fagundes

Nutricionistas:

 Priscila Bundchen

 Carolina Arns

Assistente Social:

 Fátima Bronzatti

 

CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA (CTI)

O Centro de Terapia Intensiva do Hospital São Vicente, possui dez leitos e uma equipe médica e de enfermagem com qualificação técnica para trabalhar com casos graves e conhecimento em tecnologia avançada que prestam atendimento 24 horas por dia.

A Unidade tem como responsáveis técnicos:

Médico Intensivista:

 Dr. Paulo Ricardo Viecili

Enfermeira:

 Valdereza Balbinoto.