Ventilação mecânica é tema de capacitação no Hospital São Vicente de Paulo

O Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta, realizou nos dias 14 e 15 de dezembro, o curso de atualização em Ventilação Mecânica, destinado aos profissionais de fisioterapia e médicos. A capacitação profissional tem como objetivo auxiliar no processo de qualificação dos profissionais, assim como na assistência apropriada aos pacientes que necessitam do sistema de ventilação mecânica. 

Com o objetivo de manter a constante atualização e a capacitação dos profissionais que desenvolvem suas funções diariamente no hospital, foi criada uma programação especial para abordar a complexidade do tema, trazendo a parte teórica englobando os objetivos e a classificação da ventilação, as fases do ciclo e ciclagem ventilatórios, modos, desmame, modalidade e parâmetros ventilatórios. O curso foi ministrado pelo fisioterapeuta Dr. Luiz Alberto Forgiarini Junior. 

No início da manhã de domingo, os participantes do curso foram divididos em dois grupos para participarem da parte prática do curso. Na oportunidade, os profissionais puderam observar algumas demonstrações e explicações sobre o funcionamento do respirador, assim como técnicas de leitura e padronização do sistema. Ainda na manhã, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre os benefícios da ventilação não invasiva para o processo de recuperação do paciente. 

Segundo o fisioterapeuta e professor, Luiz Alberto Forgiarini Junior, o curso oportunizou a capacitação dos profissionais para o manejo correto da ventilação mecânica. “Buscamos apresentar durante o curso de forma teórica e prática os principais parâmetros que devem ser identificados para a utilização da técnica de ventilação mecânica. Além disso, mostramos as modalidades de ventilação que podem ser utilizadas, falamos sobre os equipamentos e demonstramos as diferenças da ventilação mecânica invasiva e não invasiva, assim como os casos em que cada uma podem ser utilizadas na assistência correta dos pacientes”, destacou. 

Ao final do curso de ventilação mecânica, os participantes realizaram a doação de R$ 654,00 ao setor de nutrição do hospital, valor que será utilizado na compra de alimentos. O curso contou com a parceria da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ através do Curso de Fisioterapia e da Prefeitura Municipal de Cruz Alta, que disponibilizou ao hospital um respirador para a parte prática do curso. 

Ventilação Mecânica: 

A ventilação mecânica é uma técnica utilizada pelos profissionais da área de saúde, e que possui um grande impacto na vida dos pacientes. Trata-se de um suporte de ar que acaba sendo oferecido ao paciente através de um aparelho, que é uma espécie de ventilador adaptado, e que permite com que as pessoas consigam respirar e também realizar a troca de gases que acontece naturalmente em nosso corpo, mas que em alguns casos acaba prejudicada em virtude de algum problema. 

O suporte ventilatório é um método que fornece suporte no tratamento de pacientes com insuficiência respiratória. Sendo assim, ele pode ocorrer de duas formas. Na ventilação mecânica invasiva o equipamento é conectado ao paciente por meio de tubo endotraqueal ou traqueostomia, enquanto na ventilação mecânica não invasiva, o equipamento é conectado ao paciente através de máscaras. Nas duas situações, a ventilação artificial é conseguida com a aplicação de pressão positiva nas vias aéreas, o que muda é a interface entre o paciente e o aparelho. 

A fisioterapeuta do HSVP, Roselei Schneider falou sobre a importância da capacitação técnica e do trabalho realizado pela equipe de fisioterapeutas. “É extremamente importante buscar atualização e a capacitação técnica constantemente, observando as tendências e as novas ferramentas que surgem. O curso buscou demonstrar aos profissionais formas de reconhecer as diferentes situações onde há necessidade do uso do equipamento, de modo a oferecer tratamento adequado aos pacientes. O setor de fisioterapia do HSVP presta o atendimento aos pacientes da rede pública de saúde, em enfermarias e no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Na unidade de terapia intensiva, atuamos na assistência respiratória, e em parceria com os demais profissionais como médicos e enfermeiro, executamos diversas etapas do tratamento ao doente crítico da admissão até a alta hospitalar”, destacou a fisioterapeuta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicação HSVP

Assessoria de Comunicação HSVP
Email: comunicacao@hsvpca.com.br
Fone: (55) 3321 2401

Últimas Notícias

Se inscreva em nosso blog

Receba conteúdos exclusivos!