A Campanha “Abrace O São Vicente”, iniciou com o objetivo de mobilizar a sociedade de Cruz Alta e Região de forma a criar soluções que permitissem amenizar os problemas enfrentados pelo Hospital São Vicente de Paulo.
De acordo com a representante do movimento e assistente social do HSVP, Fátima Bronzatti, foi partir do questionamento do ex administrador da instituição, Sr. Fernando Maria Branco. “O Hospital passou a expor publicamente as imensas dificuldades que enfrentava e clamar à sociedade por ajuda. E o socorro veio através do movimento que depois seria batizado de “Abrace o São Vicente”, pontua ressaltando que a comunidade abraçou a causa; compreendendo a importância do hospital.
O propósito inicial era de que a Campanha findasse em dezembro de 2015, mas em decorrência do intenso e expressivo envolvimento da comunidade, ela continua até hoje, decorridos mais de três anos.
Nesse período muitas pessoas participaram, surgiram ideias e projetos e aos poucos o Hospital foi se transformando, recebendo melhorias e investimentos.
"Nunca tivemos a pretensão de resolver a questão financeira do Hospital, nosso objetivo sempre foi contribuir de alguma forma para beneficiar a população, Nesse sentido, gostaríamos de assegurar a todos que em algum momento passaram pelo Abrace o quanto sua participação foi importante para chegarmos até aqui: às empresas, entidades e membros da comunidade fica nossa gratidão. A todos, reafirmamos nossa seriedade, transparência, ética e, especialmente, respeito a cada um dos senhores. Afinal, é isso que nos move e nos faz seguir em frente."
O movimento, conta com o apoio de Bancos, Prefeituras, Empresas e cidadãos. que encontraram as mais diversas formas de colaborar com a Campanha.
Já as doações de alimentos, material de limpeza e higiene são realizadas pela comunidade de forma permanente, pois população procura constantemente o Hospital para buscar informações sobre formas de colaborar.
Atualmente, a Campanha “Abrace o São Vicente” supre a quase totalidade das necessidades do serviço de nutrição, que serve cerca de 14 mil refeições/mês.
Alimentos adquiridos através do projeto “Troco Solidário”, com empresas parceiras.
Hospital São Vicente de Paulo, referência em Cruz Alta / RS e região noroeste do Rio Grande do Sul.