
O Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta participou, ao longo dos últimos meses, do Projeto Lean nas Emergências, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio-Libanês de São Paulo através do PROADI-SUS.O programa tem como objetivo aprimorar os fluxos de atendimento, reduzir desperdícios e promover maior eficiência nos serviços hospitalares, sempre com foco na segurança e qualidade da assistência ao paciente.
Durante a implementação, o hospital contou com o acompanhamento dos consultores Rodolfo Durante, engenheiro químico, e Dr. Brunno Coccentino, médico infectologista, que compartilharam suas experiências e orientaram a equipe local no desenvolvimento das melhorias.
Na instituição, seis colaboradoras de diferentes áreas assumiram a responsabilidade de gerenciar o projeto, sendo capacitadas em fevereiro de 2025 no evento GAPE – Gestão de Alta Performance, realizado em São Paulo. Após a formação, retornaram como multiplicadoras deste conhecimento: Ana Lirio, gerente de internação; Rosileidi Becker, gerente de enfermagem; Camila Schaffazick, enfermeira coordenadora educação continuada; Magda Lamaison, enfermeira coordenadora das unidades de internação; Caroline Martins, enfermeira do pronto socorro; e Thais Campos, enfermeira coordenadora do NIR.
A equipe do HSVPCA participante do programa reforça a importância e reafirma a satisfação em concluir a fase de implementação do Projeto Lean nas Emergências, a qual nos permitiu repensar processos, eliminar desperdícios e fortalecer a integração entre as equipes. “Mais do que números, conquistamos mudanças culturais importantes, que colocam o paciente ainda mais no centro do cuidado, garantindo segurança, agilidade e qualidade no atendimento”, salienta a equipe.
O Projeto Lean nas Emergências não se encerra aqui. Ele deixa um legado de melhoria contínua, trabalho em equipe e foco no paciente, que seguirá guiando nossas ações no dia a dia e orientando nosso trabalho.








