O Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta (HSVPCA) é referência estadual no atendimento e assistência aos pacientes suspeitos ou com o diagnóstico confirmado da COVID-19. A partir do mês de maio o HSVPCA passou a contar com o incremento de dez leitos de UTI e vinte leitos clínicos, exclusivos para o tratamento de pacientes com COVID-19.
Para auxiliar e contribuir no tratamento dos pacientes com COVID-19, o HSVPCA através de uma iniciativa da terapeuta ocupacional, Jéssica Pedroso, desenvolveu a confecção de adaptações (Coxins) para proporcionar o posicionamento correto das estruturas corporais, o conforto e a prevenção de lesões por pressão (LPP), que podem surgir durante a realização da posição prona nos pacientes internados na UTI COVID. O primeiro kit confeccionado já está em uso na unidade.
A posição prona é uma manobra utilizada para combater a hipoxemia nos pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo. É considerada uma técnica eficaz para melhorar a oxigenação nestes pacientes. Por terem que ficar nesta posição por muitas horas, os pacientes podem desenvolver lesões na pele e no tecido subjacente oriundas da pressão prolongada sobre a pele. Os coxins de posicionamento auxiliam a minimizar o surgimento dessas lesões, promovendo a manutenção da funcionalidade do paciente.
A iniciativa contou com o apoio da Campanha Abrace o São Vicente que realizou a doação de um colchão piramidal para a realização do teste, assim como do setor de costura do HSVPCA que ficou responsável pela adaptação do material.