Projeto, que envolve alunos de escola municipal de Cruz Alta, faz doação ao Abrace o São Vicente.
O Abrace o São Vicente, recebeu uma doação de tampinhas de garrafas PET da Escola Municipal Álvaro Ferreiro Leite. A doação foi recebida através de um projeto, realizado pela escola, chamado ‘Papa Tampinhas’, cujo objetivo é de realizar uma ação social e ambiental de educação para as crianças. A doação foi entregue pela Professora Marilice Gulartt.
O Abrace o São Vicente tem um projeto de arrecadação de tampinhas e lacres, que posteriormente são vendidas e se transformam em recursos ao Hospital São Vicente de Paulo. O movimento continua aceitando doações destes itens, para serem revertidos em recursos ao hospital.
Tampinhas de plástico: você conhece os impactos dos objetos de plástico no meio ambiente?
Criado há quase um século, o plástico, que trouxe inúmeras facilidades à vida moderna, devido a sua praticidade e resistência, tornou-se um dos materiais mais utilizados no mundo. Por outro lado, é fonte de um enorme problema ambiental. O plástico está tão presente no nosso dia a dia que raramente paramos para pensar no quanto prejudicam a natureza. Saiba que os efeitos dele podem ser muito piores do que imaginamos!
A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que a humanidade produz mais de 2 bilhões de toneladas de lixo por ano. Mais de 78 milhões de toneladas de resíduos sólidos têm origem só no Brasil. Desse total, cerca de 14% são de plástico, o que torna o país o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, perdendo apenas para Estados Unidos, China e Índia.
Ainda de acordo com dados da ONU, em todo o planeta, são gerados, a cada ano, cerca de 300 milhões de toneladas de lixo plástico. Desse total, aproximadamente 8 milhões de toneladas vão parar nos oceanos, ameaçando a vida marinha e destruindo os ecossistemas naturais.
Por isso, em 2018, a ONU iniciou um movimento de conscientização global. Segundo a organização, a poluição causada pelo descarte de objetos de plástico é um dos grandes desafios da atualidade. A primeira providência é alertar as pessoas sobre a gravidade do problema.
Sendo assim, estas são seis informações chocantes sobre o assunto, com base em um estudo publicado pela renomada revista científica norte-americana Science:
1. O plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor.
2. Até 2050, haverá mais plástico nos oceanos do que peixes.
3. O plástico é responsável pela morte de 100 mil animais marinhos a cada ano.
4. 91% do plástico utilizado no mundo não é reciclado.
5. No mundo, 1 milhão de garrafas de plástico são compradas a cada minuto.
6.Todos os anos são usadas até 500 bilhões de sacolas plásticas descartáveis.