Unidade de Terapia Renal
O Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta (HSVPCA) é referência regional no tratamento de doenças renais. Inaugurada no ano de 2010, a Unidade de Terapia Renal Dr. Jorge Bandarra Westphalen é referência para treze municípios da região de abrangência da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde. Entre os meses de janeiro e dezembro de 2019 foram realizadas cerca de 13.913 sessões de hemodiálise e 1.095 atendimentos ambulatoriais, totalizando 15.008 atendimentos.
História
No dia 26 de março de 2010, foi inaugurada a Unidade de Terapia Renal do Hospital São Vicente de Paulo, uma importante conquista para o município de Cruz Alta e região, mas principalmente para os pacientes que necessitam de atendimento e acompanhamento médico. Na época o Governo do Estado investiu na construção da unidade R$ 600 mil.
Antes de iniciar os atendimentos, ainda era necessário aguardar que todas as exigências fossem cumpridas, assim como esperar a habilitação do novo serviço pelo Ministério da Saúde. Em 2011, iniciava-se de fato um novo serviço, com a estrutura sonhada e com todas as exigências cumpridas. No final do ano um paciente em trânsito, veio à Cruz Alta passar o final de ano com seus familiares, dando início assim a primeira sessão de hemodiálise do Hospital São Vicente.
Hoje o HSVP é referência regional em nefrologia, sendo que atualmente mais de noventa pacientes de Cruz Alta e região dependem dos serviços desenvolvidos na Unidade de Terapia Renal.
Hospital São Vicente de Paulo, referência em Cruz Alta / RS e região noroeste do Rio Grande do Sul.