Durante as duas primeiras semanas do mês de junho, foi realizado treinamento com o tema “Captação e doação de órgãos – O que você deve saber como profissional do HSVP”, com a psicóloga hospitalar Indiara Martins, para as equipes da recepção, internação, serviço de apoio e enfermagem do bloco cirúrgico, UTI e pronto atendimento de nossa instituição. 💚✨
Integrante da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) do HSVPCA, Indiara abordou a importância do papel de cada profissional no processo de doação de órgãos através de dinâmicas e estudos de caso. A capacitação teve como tema central a abordagem de três seguintes pilares:
• Acolhimento e Humanização em ambiente hospitalar
• Doação de órgãos: Qual a minha importância no processo?
• Comunicação interna, externa, ética e sigilo dos profissionais envolvidos no processo
A doação de órgãos ocorre mediante a autorização da família, mas para que isso aconteça, um processo longo e de muito critério é feito anteriormente. A autorização familiar para a doação de órgãos surge no desejo de uma família em ajudar a salvar outras vidas. Sendo resultado de todos os profissionais envolvidos na assistência ao paciente e seus familiares.
É necessário preparar nossas equipes de profissionais de saúde e, ao mesmo tempo, acolher a família que perdeu um ente querido. O vínculo dos familiares com as equipes são um ponto importante e fundamental que viabiliza uma experiência acolhedora, empática e menos traumática.
Apesar da difícil decisão pela doação e da dor da perda, as famílias são acolhidas e amparadas pela equipe multidisciplinar da comissão responsável e demais profissionais envolvidos na assistência e apoio, que são importantes para a efetivação dos processos.
Sendo assim, é de grande valia trabalharmos na capacitação dos nossos profissionais para o melhor acolhimento das famílias doadoras. O momento é delicado, mas trata-se de um ato de amor que possibilita salvar muitas vidas.