
De 22 a 24 de setembro, equipe do Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta participou do 1º Simpósio de Doação de Órgãos e Transplantes do Rio Grande do Sul, realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) em Porto Alegre.
Em alusão ao Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre doação de órgãos e tecidos para transplante, a Secretaria da Saúde (SES), por meio da Central Estadual de Transplantes (CETRS), realizou a primeira edição do evento que integra a campanha “O Amor Vive”, do governo do Estado. ![]()
![]()
Durante o evento, o coordenador-adjunto da CETRS, James Cassiano, apresentou os dados de transplantes no Estado entre janeiro e a primeira quinzena de setembro de 2025. Entre órgãos sólidos e tecidos (córneas, ossos, pele, medula óssea), 1.549 transplantes foram bem-sucedidos.
Apesar da melhora nos índices em relação aos anos anteriores, quase 3 mil pessoas ainda aguardam em lista de espera por um órgão no RS. Desse total, 1.486 pacientes aguardam por um rim, 173 por um fígado, 15 por um coração, 85 por um pulmão e 1.155 por uma córnea.
Os números servem de alerta para a importância da continuidade de ações de conscientização sobre o tema.
“A importância deste primeiro simpósio é fomentar a ideia da doação de órgãos e mostrar nossos índices. Queremos dar visibilidade à qualidade do serviço prestado no Rio Grande do Sul e apresentar esses dados públicos para que a sociedade possa acompanhar”, declarou Cassiano.
O HSVPCA foi representado pelas integrantes da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT, diretora técnica e cirurgiã vascular, Dra. Jibse Marchioro; pela psicóloga hospitalar, Indiara Martins e pela enfermeira coordenadora da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Joice Moura.
Vale ressaltar que nossa psicóloga Indiara também participou do Simpósio como palestrante, abordando a temática de morte e luto. Para doar, basta você querer e sua família saber!


