A atual equipe de Residência Médica em Clínica Médica do Hospital São Vicente de Paulo, está em fase final de nível R1. A partir de março os médicos estarão iniciando o nível R2. Um residente de primeiro ano é chamado de R1, um residente de segundo ano, R2, e assim, sucessivamente de acordo com as especialidades escolhidas ao se levar em conta o tempo de duração de cada uma delas.
O HSVP possui o Programa de Residência Médica em Clínica Médica (02 anos) desde 2014, tornando-se essencial para o atendimento clínico de pacientes de Cruz Alta e região. A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. As instituições de saúde, funcionam como Hospitais-Escola. O médico residente possui o contato direto com os pacientes, tornando a instituição, um grande laboratório para sua capacitação.
Nesta semana o hospital estará recebendo os novos residentes aprovados na seleção 2019/2020. Serão quatro médicos que estarão atuando de forma supervisionada. A seleção inicial é realizada pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), através de edital e prova seletiva. Ocorrendo sempre no segundo semestre do ano. Após o resultado da banca, é realizado o processo de seleção institucional, onde entrevistas com os candidatos são realizadas pela coordenação da Residência Médica em Clínica Médica do HSVP CA.
—
Assessora de Comunicação HSVP CA – Emilady Malheiros – MTB/RS 18215