Hospital São Vicente completa 100 anos

Uma das mais importantes instituições de saúde de Cruz Alta, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSVPCA), completou no dia 9 de fevereiro 100 anos de história. Criada em 1921, a instituição de saúde é referência para mais de 76 municípios do Rio Grande do Sul.

O HSVPCA é uma instituição filantrópica, responsável pelo atendimento de cerca de 80% dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência em alta e média complexidade nas especialidades de neurologia; neurocirurgia; traumato-ortopedia, oncologia, nefrologia e recentemente em cirurgia bariátrica. No interior do estado o HSVP é reconhecido pela sua capacidade técnica e pela presença no corpo clínico de profissionais que são referência local e nacional, dedicando-se ao atendimento humanizado para usuários da rede pública de saúde e convênios. 

Como já é do conhecimento, as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos sofrem com relação a defasagem da tabela do SUS, falta de incentivos financeiros e do subfinanciamento ao SUS, que em consequência trazem prejuízos às instituições, dificultando a saúde financeira das instituições, bem como a manutenção dos serviços prestados e no pagamento a fornecedores, funcionários e corpo clínico. Durante os últimos anos, o apoio dos parlamentares das mais diversas agremiações partidárias, foram essenciais para auxiliar na manutenção dos serviços e atendimentos prestados pelas instituições de saúde. Afinal, a destinação de emendas parlamentares de custeio ou para a aquisição de equipamentos, se tornaram importantes alternativas para buscar reduzir o déficit mensal, equipar e modernizar a estrutura das instituições, mas principalmente para manter a normalidade e a qualidade no atendimento e assistência prestada aos usuários do SUS. 

Em 2019 o HSVP passou por um amplo processo de reestruturação administrativa e operacional, retomando a confiança e credibilidade, aumentando o número de procedimentos, o diálogo e dando transparência às ações desenvolvidas. Com o surgimento da pandemia do novo Coronavírus em 2020, a instituição passou a ser referência no tratamento e assistência de pacientes suspeitos ou com o diagnóstico confirmado da doença. 

Hoje, a instituição conta com mais de 500 colaboradores e mais de 100 médicos em seu corpo clínico. A estrutura atual da instituição está dividida em 152 leitos de internação, sendo 30 leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).  Para o ano de 2021, o grande desafio é ampliar o processo de modernização e reestruturação física e financeira da instituição, buscando qualificar ainda mais os serviços ofertados à população cruz-altense e regional.

Modernização 

Em 2019 o HSVPCA concluiu a reforma do Pronto Atendimento (PA) de Urgência e Emergência 24 horas. A reforma que começou no mês de fevereiro de 2018, contou com o aporte de recursos financeiros destinados pelo Poder Judiciário (oriundos das penas alternativas), por empresas parceiras e por um fundo criado pelo hospital para viabilizar a obra. Para não comprometer ou afetar o atendimento, as obras foram realizadas em etapas, contemplando a reforma dos consultórios, salas de atendimento, posto de enfermagem, banheiros, pintura interna e a substituição do piso.

Recentemente o setor de imagens do HSVP passou por um amplo processo de modernização, recebendo novos equipamentos, o que garantirá a qualidade do serviço e assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), auxiliando na redução da contratação de serviços terceirizados pela instituição. 

Entre os equipamentos adquiridos pelo hospital estão: aparelho Tomógrafo Computadorizado de 64 canais; Ultrassom; Mamógrafo; carro para transporte de materiais; garrote pneumático eletrônico; aparelho de anestesia com monitor; monitor multiparâmetros; aparelho de radiodiagnóstico e aparelho de Raio X móvel.

Campanha Abrace o São Vicente

Em 2015, diante de um cenário preocupante em que a instituição enfrentava, através de uma mobilização da comunidade, empresas e instituições, surgiu a “Campanha Abrace o São Vicente”, que com o slogan “É hora de ajudar quem sempre cuidou de você”, tinha como objetivo sensibilizar a comunidade local e regional sobre a importância do hospital, assim como buscar alternativas para a manutenção dos serviços.

A ação, criada em junho de 2015, surgiu a partir de um movimento apartidário proposto por representantes de diversas entidades que procuraram o HSVP para saber como poderiam apoiar a instituição. Durante estes cinco anos de campanha, a participação e o engajamento da comunidade, das entidades e das empresas foram essenciais para a manutenção da campanha, mas principalmente para o funcionamento da instituição.

Em setembro de 2015 foi sancionada a Lei Municipal Nº 2.661/15, que estabeleceu junto às empresas locais o Programa Troco Solidário, permitindo que empresas e estabelecimentos comerciais pudessem arrecadar junto aos seus clientes o troco de suas compras em benefício às entidades cadastradas no programa. A partir desta lei o HSVP foi a primeira entidade filantrópica a integrar o programa.

Hoje a doação destinada pela comunidade através do Troco Solidário, permite a compra de alimentos que são destinados à alimentação dos pacientes internados no hospital, garantindo uma dieta equilibrada e o atendimento humanizado.

Através da campanha já foram realizadas as reformas de sete enfermarias destinadas aos pacientes do Sistema Único de Saúde; assim como as reformas do bloco cirúrgico; das salas do Serviço de Imagens; do hall de entrada; do refeitório e do setor de nutrição; pintura externa do prédio; colocação de toldo; reforma do Pronto Atendimento e implementação de campainhas nos quartos da Unidade São José.

Centenário do HSVPCA

Para marcar o centenário do HSVPCA, o movimento “Abrace o São Vicente”, lançou em novembro de 2020 o projeto de construção do Ambulatório de Especialidades da instituição. A construção do ambulatório tem como objetivo garantir uma estrutura adequada de atendimento e assistência à população de mais de 76 municípios atendidos pelo hospital, reduzindo o fluxo atual do Pronto Socorro.

O projeto do novo local conta com o aporte financeiro exclusivo de doações captadas através da Campanha Abrace o São Vicente junto às empresas locais e multinacionais. A previsão de conclusão das obras está marcada para o primeiro semestre deste ano.  

Além do projeto ambicioso para construção do ambulatório, também está previsto para este ano, a inauguração das novas dependências do serviço de imagens, assim como outras ações para marcar a passagem do centenário da instituição e homenagear quem fez e faz parte desta história.

Trajetória de Compromisso

Com o nome de enfermaria São Vicente de Paulo no ano de 1918, em uma casa na Praça São Jacó, oito médicos prestavam serviços profissionais aos pacientes que necessitavam de atendimento. Eram os doutores: Franklin Veríssimo; Felipe Juliá; Pedro Turi; Euclydes da Cunha Lopes; Antônio Pires Gonçalves; Francisco Canto; Justiniano R. Marinho e Gabriel Álvaro de Miranda. 

Através da sensibilidade destes profissionais e da criação desta enfermaria, estava lançada a semente da qual brotaria o hospital.  O HSVPCA foi fundado em 09 de fevereiro de 1921, com o apoio e influência de um de seus idealizadores, o Dr. Gabriel Álvaro de Miranda, iniciando assim as suas atividades clínicas e cirúrgicas e dedicando-se ao atendimento da comunidade local e regional. 

A Associação das Damas de Caridade, entidade mantenedora do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, foi fundada no dia 06 de janeiro de 1915, por um grupo de senhoras e senhoritas de Cruz Alta. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicação HSVP

Assessoria de Comunicação HSVP
Email: comunicacao@hsvpca.com.br
Fone: (55) 3321 2401

Últimas Notícias

Projeto Avançar Saúde

Com o objetivo de qualificar o atendimento e ampliar o acesso dos gaúchos ao Sistema Único de Saúde (SUS), o governo do Estado lançou nesta

Leia Mais »

Se inscreva em nosso blog

Receba conteúdos exclusivos!