Hospital São Vicente de Paulo participa do Projeto Tampinha Legal

Estimular a preservação do meio ambiente e conscientizar a população sobre a importância do descarte correto dos materiais plásticos, é um dos principais objetivos do projeto “Tampinha Legal”.

O Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta, iniciou sua participação no projeto em abril de 2019, em mais uma iniciativa da Campanha Abrace o São Vicente. Considerado o maior programa socioambiental de caráter educativo, de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina, o “Tampinha Legal”, propõe ações modificadoras no comportamento da comunidade através do fomento e incentivo da coleta de tampas de plástico, mobilizando a sociedade para o descarte correto dos resíduos plásticos.

No início da manhã desta quinta-feira, 10, o HSVP recebeu a doação de mais um lote de tampinhas e lacres dentro do projeto “Tampinha Legal”, uma iniciativa da Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas. A doação foi entregue pelos alunos da instituição e pelas professoras Caroline Muhlbeier Garmendia e Graciela Perini de Amaro.

Os materiais foram arrecadados durante a Gincana Científica, das áreas de ciências da natureza e matemática, realizada nos dias 01 e 02 de outubro, contando com a participação dos alunos do ensino médio do 1º, 2º e 3º ano. Uma das tarefas propostas pela gincana, foi a arrecadação de tampinhas e lacres pelas equipes, maneira utilizada para conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância do descarte correto dos materiais.

HSVP recebe doação de tampinhas da Escola Margarida Pardelhas

Benefícios do Projeto

O projeto “Tampinha Legal” oportuniza às instituições que participam da iniciativa, a troca das tampinhas plásticas arrecadadas por recursos, mas principalmente presta um importante serviço de conscientização da sociedade em relação à preservação do meio ambiente.

Em Cruz Alta, empresas, entidades e órgãos públicos se uniram nesta importante campanha. Recentemente a escola de samba Unidos do Beco se uniu a esse importante projeto, realizando uma campanha de arrecadação de tampinhas para o hospital. A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Cruz Alta também é uma das entidades parceiras do HSVP no projeto.

Separação e classificação do material

Uma das principais recomendações do projeto é a separação e classificação dos materiais. As tampinhas precisam estar limpas e separadas por cor, iniciativa que aumenta o valor agregado do material.

Para auxiliar neste lento e importante processo de classificação dos materiais arrecadados, o HSVP conta com uma importante parceria da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes. Além de ser um dos pontos de coleta, a direção da escola e os professores criaram grupos de alunos para auxiliar no processo de separação e classificação das tampinhas por cores, incentivando o processo de conscientização e aprendizado dos alunos.

Alunos da Escola Carlos Gomes também participam do Projeto Tampinha Legal

A diretora da escola Ana Amélia Abreu destacou a importância da ação. “Essa iniciativa demonstra a nossa preocupação com o meio ambiente, mas acima de tudo, oportuniza aos alunos o ensino e a conscientização sobre a importância de ações para preservação da natureza e para o descarte correto de materiais. Ficamos felizes em poder contribuir com o hospital São Vicente de Paulo neste grande projeto e executar as práticas sustentáveis com os nossos alunos”; destacou a diretora.

As tampinhas arrecadadas serão encaminhadas ao “Projeto Tampinha Legal” em Porto Alegre, sendo o valor arrecadado revertido em benefícios para os usuários do hospital. A Rede Super Sul também é uma grande apoiadora do projeto, auxiliando no transporte das tampinhas arrecadadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicação HSVP

Assessoria de Comunicação HSVP
Email: comunicacao@hsvpca.com.br
Fone: (55) 3321 2401

Últimas Notícias

Projeto Avançar Saúde

Com o objetivo de qualificar o atendimento e ampliar o acesso dos gaúchos ao Sistema Único de Saúde (SUS), o governo do Estado lançou nesta

Leia Mais »

Se inscreva em nosso blog

Receba conteúdos exclusivos!