HSVP promove ações de integração com colaboradores

Os profissionais que atuam diariamente na área da saúde, cuidando e auxiliando no processo de recuperação e tratamento de pacientes, também precisam de atenção e cuidado. Nesta semana o Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta (HSVPCA), através do serviço de Psicologia, promoveu atividades de integração com as equipes de enfermagem, recepção e internação.   

No início da noite de terça e quarta-feira, as equipes técnicas que atuam no Centro Cirúrgico, no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e na Unidade de Terapia Renal do HSVP, participaram de uma atividade temática com o tema “Quem cuida da vida merece nosso maior cuidado”.

O encontro teve como objetivo ampliar o diálogo, mas principalmente ouvir os anseios, os medos e as dificuldades que os profissionais enfrentam diariamente. Através de uma dinâmica de grupo, os participantes foram incentivados a detectar e expor as principais dificuldades, insatisfações e as feridas emocionais que carregam na vida, assim como abordar os pontos positivos e as ações para minimizar as suas decepções e frustrações.

A psicóloga do Hospital São Vicente de Paulo Indiara Martins, lembra que a intenção das atividades é demonstrar a importância dos cuidados da saúde mental e quebrar os paradigmas na abordagem do tema. “Procuramos demonstrar para os nossos colaboradores todas as formas de identificar alguns sinais importantes que o organismo emite e que podem estar relacionados a questões sentimentais, mentais, comportamentais e subjetivas do indivíduo ou das pessoas de seu convívio. Nosso objetivo é evidenciar a importância dos cuidados da saúde física e mental, diante dos possíveis índices de estresse ou frustrações, assim como demonstrar a necessidade do cuidado constante com a saúde e o bem-estar”, destacou a psicóloga.

Com o tema “A Importância de boas práticas no atendimento ao cliente”, as equipes que atuam nos setores de recepção e internação, foram divididas em dois grupos, entre os períodos da manhã e tarde. Durante a atividade, foram abordadas a importância da humanização, respeito e tratamento aos clientes, assim como na relação franca e amizade entre as equipes.

De acordo com a Psicóloga Indiara Martins, a atividade será ampliada aos demais colaboradores nos próximos meses. “Neste primeiro momento dividimos os grupos e buscamos reunir os colaboradores que atuam no centro cirúrgico, cti, unidade de terapia renal, recepção e internação. Durante os próximos meses, vamos ampliar esse trabalho de aproximação e diálogo, levando essa dinâmica de grupo aos colaboradores que atuam em outras áreas dentro da instituição, concluindo assim mais uma etapa deste importante trabalho de valorização pessoal e profissional”, destacou a psicóloga.

As atividades também fazem parte do “Janeiro Branco”, Campanha Nacional que alerta para o debate sobre a saúde mental. O Janeiro Branco é uma campanha dedicada ao tema da Saúde Mental e prevenção ao adoecimento emocional da humanidade. A campanha busca incentivar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicação HSVP

Assessoria de Comunicação HSVP
Email: comunicacao@hsvpca.com.br
Fone: (55) 3321 2401

Últimas Notícias

Projeto Avançar Saúde

Com o objetivo de qualificar o atendimento e ampliar o acesso dos gaúchos ao Sistema Único de Saúde (SUS), o governo do Estado lançou nesta

Leia Mais »

Se inscreva em nosso blog

Receba conteúdos exclusivos!