Com a finalidade de abordar os elementos de segurança ao paciente, e programar novas ferramentas para garantir o atendimento humanizado e a segurança nos procedimentos realizados, o Hospital São Vicente de Paulo realizou, nos dias 23 e 24 de outubro, o treinamento dos profissionais das áreas de enfermagem, farmácia, psicologia, assistência social e internação.
O treinamento “Meta de Segurança do Paciente”, foi ministrado pela consultora do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde – IACHS, Fernanda Guimarães, e integra as ações do Núcleo de Segurança do Paciente do HSVP, que tem como objetivo abordar as medidas para garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados à população.
Durante o treinamento, foram abordados temas como a importância da identificação correta dos pacientes; a implementação e melhoria no processo de comunicação dos profissionais de saúde; a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; a realização de cirurgia segura e os procedimentos para garantir segurança ao paciente; a importância da higienização das mãos; os mecanismos para detectar possíveis riscos de quedas e a prevenção de lesões por pressão.
Programa Nacional de Segurança do Paciente
O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura.
Metas Internacionais de Segurança do Paciente
As Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente são um conjunto de medidas que ajudam as instituições de saúde a oferecerem uma assistência cada vez mais eficiente e segura para seus clientes, seja no diagnóstico ou no tratamento.