O governo do Estado foi contemplado pelo Ministério da Saúde com a destinação de 100 respiradores, sendo 65 fixos, utilizados em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 35 respiradores de transporte, que ajudam na manutenção da vida do paciente até ser transferido para outro respirador.
Na tarde da última sexta-feira, 19, o Hospital São Vicente Paulo de Cruz Alta (HSVPCA), que é referência na região no tratamento de pacientes suspeitos ou com o diagnóstico confirmado da COVID-19, recebeu a doação de um respirador beira-leito do Ministério da Saúde. O equipamento ajuda os pacientes com dificuldades para respirar e o seu uso é indicado nos casos graves da doença.
O lote de respiradores doados pelo Ministério da Saúde ao governo do Estado, é fruto de uma solicitação do senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) e da secretaria Estadual da Saúde ao governo Federal, para auxiliar as instituições de saúde no enfrentamento da pandemia e no tratamento dos pacientes.
O diretor do HSVPCA, Roger Esteves falou sobre a importância do equipamento. “Neste momento de enfrentamento da Covid-19, o trabalho conjunto e a soma de esforços são essenciais para vencermos essa batalha. O respirador é um equipamento extremamente importante para o tratamento e assistência aos pacientes que necessitam de ventilação mecânica. Em nome do HSVP gostaríamos de agradecer ao Senador Heinze pela sua sensibilidade e pela luta para viabilizar essa importante doação, assim como pela destinação de uma emenda parlamentar de R$ 100 mil que recebemos no início deste mês.”, destacou o diretor.