Nos dias 03 e 04 de outubro, o Hospital São Vicente de Paulo recebeu uma equipe do Hospital Sírio-Libanês, formada pelo médico Dr. Brunno Cocentino e pelo engenheiro químico Rodolfo Durante (Especialistas em Processos), para realização do projeto “Lean nas Emergências”.
Trata-se de projeto subsidiado pelo Ministério da Saúde e desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI/SUS, executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.
O Lean é uma filosofia de gestão que utiliza princípios e técnicas para melhoria de processos baseado em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar tanto desperdícios quanto atividades de baixo valor agregado.
A capacitação tem como objetivo contribuir com a redução da superlotação, melhoria do fluxo e otimização de recursos em serviços de urgência e emergência de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil.
Sendo assim, essas melhorias levam a uma maior qualidade assistencial com redução de desperdícios – em outras palavras, maior geração de valor para o paciente. As atividades desenvolvidas promovem a autonomia dos profissionais de saúde beneficiados pelo projeto, resultando em melhora na passagem do paciente pelo serviço de urgência e emergência, até sua chegada ao local correto, com recurso correto e no tempo correto.
Este é um Projeto que será desenvolvido ao longo dos próximos 18 meses, sem qualquer custo para o HSVPCA.
O HSVPCA agradece imensamente pelos conhecimentos compartilhados e reafirma seu compromisso com a busca constante do aprimoramento dos serviços prestados para a comunidade de Cruz Alta e região.