Nesta última semana, foi efetivada a captação de órgãos de um doador pela equipe da CIHDOTT – Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta.
Sendo assim, mesmo em se tratando de um momento de profunda dor e tristeza, a família enlutada teve o belo gesto de solidariedade em permitir que seu ente querido salvasse a vida de outras pessoas que estão à espera de doação na fila de transplantes.
Habilitado desde 2004, O HSVPCA realiza a captação de múltiplos órgãos e conta sempre com o apoio da equipe da CIHDOTT, bem como vários outros profissionais da instituição e da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde. Nesta captação, contou também com auxílio de uma equipe vinda de Porto Alegre – RS (OPO 7 e BTOH do HCPA).
Este gentil ato de amor ao próximo oportunizou a captação de rins e córneas. Além disso, fortaleceu a esperança de várias famílias que aguardavam na fila de transplantes e que tiveram a oportunidade de salvar outras vidas.
Os órgãos foram captados pela equipe de profissionais de Porto Alegre e encaminhados aos receptores cadastrados na fila única de transplantes pela central de transplantes.
Os protocolos clínicos a serem seguidos nos casos da doação de órgãos são criteriosos e essenciais, tendo início a partir da confirmação da morte encefálica do paciente, seguindo todo um cronograma de atividades até uma doação efetiva.
Segundo a CIHDOTT, “todos os processos devem ser feitos em paralelo a um acolhimento da família, cujo esclarecimento sobre todos os passos é muito importante.”
Todo o processo foi orientado pela equipe da CIHDOTT do HSVPCA e, na captação de órgãos, o suporte técnico e qualificado da Unidade de Terapia Intensiva e Bloco Cirúrgico contam com envolvimento de equipe multiprofissional.
Doar é um ato de AMOR e salva muitas vidas. Para doar, basta você querer e sua família saber.