Para auxiliar as instituições de saúde no enfrentamento do novo coronavírus o governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), criou uma força-tarefa para viabilizar o conserto de respiradores. Sem custos ao poder público e as instituições de saúde, a iniciativa contou com a parceria de empresas, entidades e organizações não governamentais.
O Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta (HSVPCA) foi uma das instituições de saúde do Estado beneficiadas com a iniciativa. Na tarde desta terça-feira, 23, o HSVPCA recebeu de volta o respirador Maquet Servo-s que passou pela avaliação de técnicos e pelo processo de conserto.
No Rio Grande do Sul, o Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, sediado em São Leopoldo, conduz a ação, juntamente com a General Motors. É na planta da GM, em Gravataí, que está montada a oficina para a recuperação dos aparelhos.
De acordo com o termo de devolução do equipamento encaminhado pela General Motors, foi realizada a troca da célula de oxigênio e bateria do equipamento. O respirador é essencial no tratamento dos pacientes que apresentam dificuldades para respirar, pois ajuda a suprir a carência de oxigênio.
Saiba mais:
Os aparelhos danificados passaram por higienização, diagnóstico, manutenção mecânica e eletrônica e eventual substituição de peças. Depois de calibrados e com certificação de funcionamento emitida, são devolvidos para a instituição de origem.
Essa iniciativa voltada exclusivamente para o conserto de respiradores conta com o apoio e suporte de General Motors, Instituto Cultural Floresta, Capacità Eventos, Senai, Brothers in Arms e Reginp.