Paciente Renal do HSVP participa do Projeto Vereador Idoso por um Dia

Para marcar a comemoração ao dia do idoso, a Câmara Municipal de Vereadores de Cruz Alta, promoveu na noite de terça-feira (01), mais uma edição do projeto “Vereador Idoso por um Dia”, de autoria do vereador Cleberson Gardin. 

Foram selecionados pelo projeto dezesseis idosos. Durante a sessão os vereadores apresentaram, debateram e fizeram indicações de melhorias nas políticas públicas destinadas à terceira idade, assim como em pautas importantes como transporte coletivo, saúde, educação e cultura. 

Uma das vereadoras selecionadas para o projeto foi a paciente Renal, Lúcia de Fátima Leal, que realiza semanalmente três sessões de hemodiálise na Unidade de Terapia Renal do HSVP. 

Em seu discurso emocionado, Lucinha como é carinhosamente conhecida falou sobre os dados alarmantes relacionados à doença renal crônica, fazendo um desabafo aos gestores públicos sobre a necessidade de maiores investimentos na área da saúde pública. 

Lucinha também aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho dos profissionais da unidade Renal do HSVP e dos motoristas que levam diariamente os pacientes para as sessões de hemodiálise. “Precisamos reconhecer todos os esforços que estes profissionais realizam diariamente para o nosso bem-estar. Espero que minhas palavras enquanto paciente renal crônica possa sensibilizar o coração de cada um de vocês, mas que acima de tudo possa ligar o sinal de alerta sobre a necessidade de maiores investimentos na área da saúde”, destacou a vereadora. 

O Hospital São Vicente de Paulo é referência regional na área da nefrologia, atendendo pacientes de treze municípios da região. A Unidade de Terapia Renal Dr. Jorge Bandarra Westphalen, atende aproximadamente 100 pacientes em hemodiálise, sendo realizadas mensalmente mais de 1200 sessões. Lembrando que cada paciente em hemodiálise realiza três sessões semanais, que podem durar até quatro horas cada. 

Os vereadores idosos foram diplomados pelo Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Everlei Martins, pelo vereador proponente da matéria, Cleberson Gardin, pelo prefeito em Exercício, José Martins da Silva e pela secretária municipal de Desenvolvimento Social, Natália Steinbrener. 

Dia do Idoso 

O primeiro dia do mês de outubro é dedicado à celebração da pessoa idosa. Estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 14 de dezembro de 1990, a data comemorativa foi adotada no Brasil somente no ano de 2006, conforme estabelecido pela Lei 11.433. 

A data tem como objetivo trazer a reflexão a respeito do envelhecer e todas as suas implicações. Esta fase da vida, por vezes subjugada como apenas o fim da trajetória, pede nosso olhar atento em todas as dimensões que a envolvem, promovendo uma visão biopsicossocial da pessoa idosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicação HSVP

Assessoria de Comunicação HSVP
Email: comunicacao@hsvpca.com.br
Fone: (55) 3321 2401

Últimas Notícias

Projeto Avançar Saúde

Com o objetivo de qualificar o atendimento e ampliar o acesso dos gaúchos ao Sistema Único de Saúde (SUS), o governo do Estado lançou nesta

Leia Mais »

Se inscreva em nosso blog

Receba conteúdos exclusivos!