Os últimos anos têm sido complexos para a saúde mental e emocional das pessoas no mundo todo, independentemente de classe social, idade, crença ou profissão. A pandemia de Covid-19 afetou a saúde mental de muitos.
“Reações como angústia, ansiedade e depressão cresceram, e muito no último ano, assim como o aumento de fatores de risco, como violência doméstica, transtornos por consumo de álcool, abuso de substâncias e situações de perdas e luto”, disse a psicóloga hospitalar, Indiara Martins.
Pensando na importância deste tema ‘saúde mental’, duas empresas parceiras do Hospital São Vicente de Paulo, convidaram a Psicóloga para falar sobre o assunto aos funcionários. Ambas cederam espaço durante a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.
NA CCGL, foi realizada uma palestra como tema: ‘Saúde Mental Positiva: As habilidades emocionais ensinadas por meus pacientes na linha de frente’, dentro da SIPAT. O convite surgiu através do Dr. Eduardo Campos – Médico do Trabalho na CCGL.
Na Simbiose, a psicóloga abordou o tema ‘vida e saúde mental: como mantê-las?’, também dentro da SIPAT.
“No dia-a-dia, isso nada mais é do que uma série de ações e posturas que a pessoa toma perante à vida. Não é uma questão de nunca ficar triste, com raiva ou de não sentir qualquer emoção ‘negativa’. Mas sim, ter a percepção de que os processos são passageiros e ter tranquilidade para encarar os desafios”, ressaltou Indiara.
HSVPCA realiza 14ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT
De 26 a 30 de agosto, o Hospital São Vicente de Paulo realizou a 14ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT.