Unidade de Terapia Renal recebe Programa de Reabilitação Físico Funcional

Este programa é realizado na UTR do Hospital São Vicente de Paulo, todas as semanas. O projeto surgiu através de uma parceria firmada pelo Hospital São Vicente de Paulo e a Universidade de Cruz Alta – Unicruz -, e está implantado desde 2018.

O objetivo da parceria é analisar os efeitos do exercício físico intradialítico sobre a aptidão física e a qualidade de vida (QV) de pacientes em hemodiálise (HD). Além de aumentar o nível de atividade física, diminuir o comportamento sedentário, melhorar a funcionalidade, a função cognitiva e diminuir os sintomas depressivos e a fragilidade desta população. O Programa é constituído por exercícios aeróbios, contra resistência e alongamentos durante a HD, três vezes/semana.

Os pacientes se exercitam durante o tratamento hemodialítico. Os exercícios são aplicados pelos acadêmicos/bolsistas e supervisionados pelos professores da Unicruz (um profissional de Educação Física e um Fisioterapeuta) com apoio do nefrologista da Clínica Renal. Além disso, mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (UNICRUZ/UNIJUI) supervisionam e realizam pesquisas no local.

Já foram atendidos, desde o início do projeto, cerca de 90 pacientes. E estes se beneficiam com melhoras na aptidão física, qualidade de vida, funcionalidade, função cognitiva e redução dos sintomas depressivos e fragilidade. Outro dado importante é que os pacientes que participam do projeto reduziram o número e tempo de internação hospitalar e a mortalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicação HSVP

Assessoria de Comunicação HSVP
Email: comunicacao@hsvpca.com.br
Fone: (55) 3321 2401

Últimas Notícias

Doação de leite

Nesta segunda-feira (08), o Hospital São Vicente de Paulo recebeu mais uma doação de litros de leite, vindos de uma iniciativa da Igreja Luterana do

Leia Mais »

Se inscreva em nosso blog

Receba conteúdos exclusivos!