Mais de noventa pacientes da região dependem da Unidade de Terapia Renal do Hospital São Vicente de Paulo-Cruz Alta. Desde 2010 a Unidade realiza atendimento ambulatorial, o qual é referência regional. Procedendo aos exames complementares de diagnósticos, orientações de tratamento e acompanhamento de pacientes de patologias renais.
Com uma equipe capacitada composta de três médicos nefrologistas, uma assistente social, psicóloga, nutricionista, três enfermeiros nefrologistas – sendo um coordenador, 16 técnicos em enfermagem; com uma área de 600m², dois ambientes de hemodiálise e equipamentos de última geração, a UTR realiza mais de 45 atendimentos por dia. De acordo com a enfermeira nefrologista e coordenadora da UTR, Luciana Maciel Dutra, são assistidos 98 pacientes da região, os quais fazem o procedimento na máquina de hemodiálise por uma média de três horas e meia. “O atendimento diário é entre 45 e 48 pacientes. Incluindo também, pacientes agudos do Centro de Terapia Intensiva (CTI). A Unidade é aberta às 07h da manhã e segue até 19h. Também temos os plantões no turno da noite e nos finais de semana para casos mais urgentes”, ressalta.
HEMODIÁLISE
A Unidade Renal do HSVP, realiza mensalmente aproximadamente, 260 sessões de hemodiálise que refletem anualmente em 12.480 sessões e uma média de 105 consultas nefrológicas mensais. A Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina.
Assessora de Comunicação HSVP CA – Emilady Malheiros – MTB/RS 18215