HSVP realiza capacitação para atendimento a pacientes com Covid-19

O processo de treinamento e capacitação dos profissionais de saúde, que irão atuar na linha de frente do combate ao COVID-19, é uma das principais medidas de preparação adotadas pela instituição para o enfrentamento à pandemia. O objetivo é padronizar os procedimentos no atendimento, mas principalmente à segurança e saúde dos profissionais e pacientes.

Para auxiliar no processo de capacitação dos profissionais e técnicos, o Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta (HSVPCA), através da coordenação de enfermagem criou um Núcleo de Educação Setorial para programar e realizar treinamento aos antigos e novos profissionais da instituição.

No início da tarde desta quarta-feira, 1º, os profissionais de enfermagem participaram de um treinamento para abordar os protocolos de atendimento e manejo aos pacientes suspeitos ou com o diagnóstico de Covid-19, assim como as normas de segurança e proteção que deverão ser adotadas pelos profissionais durante toda a assistência prestada nos leitos clínicos e de UTI.

A capacitação dos profissionais tem como objetivo orientar as equipes sobre como proceder para garantir a detecção dos casos de síndrome respiratória aguda grave, assim como no atendimento e assistência aos pacientes suspeitos ou já com diagnóstico positivo de Covid-19; bem como implementar ações para prevenção e redução dos riscos de transmissão intra-hospitalar do vírus; otimizando recursos existentes e garantindo o atendimento adequado ao paciente conforme protocolo.

Durante o treinamento, foi demonstrada aos profissionais a maneira correta e segura para a paramentação e retirada dos EPI’s; normas de segurança para o atendimento aos pacientes em leitos clínicos e de UTI, assim como orientações e técnicas de intubação, medicação e movimentação do paciente, desde a entrada a recepção até o manejo do paciente no isolamento.

Plano de Contingência

O HSVPCA através do Serviço de Controle Interno de Infecção Hospitalar (SCIH), supervisionado pela médica infectologista, Dra. Paula Rubin Facco Librelotto e pela equipe técnica do SCIH, criou diante deste cenário de crise um Plano de Contingência com medidas de prevenção e controle a serem adotados durante a assistência dos casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Para a elaboração do Plano de Contingência, os protocolos nacionais e internacionais foram estudados e são avaliados periodicamente para a sistematização dos procedimentos que os profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem devem seguir.

Núcleo de Educação Setorial

Formado por uma equipe de enfermeiras, o núcleo tem como objetivo desenvolver treinamentos com os profissionais de enfermagem, assim como auxiliar na capacitação dos colaboradores que atuam em outras áreas no âmbito hospitalar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicação HSVP

Assessoria de Comunicação HSVP
Email: comunicacao@hsvpca.com.br
Fone: (55) 3321 2401

Últimas Notícias

Projeto Avançar Saúde

Com o objetivo de qualificar o atendimento e ampliar o acesso dos gaúchos ao Sistema Único de Saúde (SUS), o governo do Estado lançou nesta

Leia Mais »

Se inscreva em nosso blog

Receba conteúdos exclusivos!