Unidade Renal do HSVP divulga balanço geral de atendimentos em 2019

O Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta (HSVPCA) é referência regional no tratamento de doenças renais. Inaugurada no ano de 2010, a Unidade de Terapia Renal Dr. Jorge Bandarra Westphalen é referência para treze municípios da região de abrangência da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Nesta semana a coordenação da unidade divulgou o balanço de atendimentos prestados pelo setor em 2019, abrangendo o número de sessões de hemodiálise e de atendimentos ambulatoriais.

De acordo com o relatório divulgado, entre os meses de janeiro e dezembro de 2019 foram realizadas cerca de 13.913 sessões de hemodiálise e 1.095 atendimentos ambulatoriais, totalizando 15.008 atendimentos. Em 2019, através de recursos da consulta popular de 2017/18 e da mobilização da comunidade, foram adquiridas seis máquinas de hemodiálise e duas unidades automáticas de reprocessamento de filtros para dialisadores.

Em relação ao indicador de sessões de hemodiálise, é importante destacar que atualmente a unidade atende de forma fixa cerca de cem pacientes. Em média os pacientes realizam três sessões por semana, com três a quatro horas de duração cada, ou conforme prescrição médica que pode variar conforme a idade do paciente.

O diretor técnico da unidade e médico nefrologista Dr. Paulo Ricardo Moreira, falou sobre o balanço de atendimentos e deu dicas de como prevenir a doença. “O ano de 2019 foi repleto de grandes desafios e de importantes conquistas. Através do trabalho de toda equipe da unidade, concluímos 2019 com mais de 15 mil atendimentos entre sessões de hemodiálise e consultas. Também adquirimos através de recursos da consulta popular, seis novas máquinas de diálise para qualificar o serviço prestado. Além dos indicadores, também falamos sobre a importância da prevenção da doença renal. É extremamente importante que as pessoas adotem um estilo de vida saudável, que façam a ingestão de bastante água potável, reduzindo a quantidade de sal na alimentação, evitando o excesso de proteína e o sobrepeso, mas principalmente realizando exames periódicos e procurando o atendimento médico”, frisou o médico.

A Unidade de Terapia Renal do HSVP conta com uma equipe capacitada, composta por três médicos nefrologistas; três médicos vasculares; uma assistente social; duas enfermeiras; dezenove técnicas de enfermagem; psicóloga; nutricionista; duas secretárias; auxiliar de almoxarifado; além de equipes de higienização e manutenção.

O que é Hemodiálise?

A hemodiálise é um procedimento que realiza exatamente a função do rim em nosso corpo, retirando as substâncias tóxicas, água e sais minerais pelo auxílio de uma máquina. Naturalmente, os rins é que fazem este papel importante no corpo humano, limpando e eliminando por meio da urina, as substâncias ruins do organismo.

O tratamento de hemodiálise é um dos três tipos de terapias renais substitutivas, sendo também conhecida como diálise. As demais terapias são o transplante e a diálise peritoneal.

Como funciona o tratamento?

O tratamento de hemodiálise é realizado por meio de uma máquina, a qual faz o papel dos rins. Nessa máquina existe um filtro, chamado dialisador (rim artificial), usado para limpar o sangue. O sangue é bombeado por meio de um cateter (tubo) ou de uma fístula arteriovenosa, e passa através da linha arterial do dialisador, onde o sangue é filtrado e retorna ao paciente pela linha venosa.

O paciente realiza três sessões por semana, com quatro horas de duração cada, ou conforme prescrição médica. Podem existir variações neste tempo de acordo com o tamanho e a idade do paciente. Crianças e adultos de grande porte podem necessitar de um tempo maior. Numa sessão de quatro horas, o paciente pode perder de nada até 10 litros de líquidos, sendo que a média de perda é de 3 a 4 litros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicação HSVP

Assessoria de Comunicação HSVP
Email: comunicacao@hsvpca.com.br
Fone: (55) 3321 2401

Últimas Notícias

Projeto Avançar Saúde

Com o objetivo de qualificar o atendimento e ampliar o acesso dos gaúchos ao Sistema Único de Saúde (SUS), o governo do Estado lançou nesta

Leia Mais »

Se inscreva em nosso blog

Receba conteúdos exclusivos!