CENTRO CIRÚRGICO

CONHEÇA O CENTRO CIRÚRGICO DO HSVPCA

O Centro Cirúrgico é uma área de extrema importância e responsabilidade para o hospital. O processo começa quando se agenda a cirurgia. Neste momento, são tomadas todas as providências para que a cirurgia ocorra de forma tranquila, conforme o previsto. Essa rotina busca minimizar riscos inerentes ao procedimento e mantém a equipe permanentemente preparada para dar respostas rápidas às diversas necessidades que possam se apresentar.

Com alto grau de eficiência, o Centro Cirúrgico do HSVPCA possui quatro salas cirúrgicas, assim como uma sala para recuperação pós-operatória com seis leitos monitorados e uma central de esterilização. O CC também dispõe de recursos técnicos para qualquer tipo de intervenção. A operação segue protocolos para cirurgia segura garantindo atendimento contínuo e permanente sempre visando à segurança do paciente.

O HSVPCA é referência em alta e média complexidade nas especialidades de neurologia; neurocirurgia; traumato-ortopedia; oncologia; nefrologia e cirurgia bariátrica, dedicando-se ao atendimento humanizado para usuários da rede pública de saúde e convênios para mais de 76 municípios gaúchos.

AGENDAMENTO CIRÚRGICO

A cirurgia eletiva pode ser agendada pelo médico ou secretária, por telefone ou pessoalmente e será realizada em data e horário pré-determinados, de acordo com a disponibilidade de salas e recursos.

DICAS PARA ACOMPANHANTES

Para maior comodidade, o acompanhante de paciente cirúrgico pode aguardar informações sobre o andamento do procedimento na Sala de Espera de acompanhantes cirúrgicos, ou no leito de enfermaria do paciente. Posteriormente, ele será chamado para receber o Boletim Cirúrgico, quando o enfermeiro emite um parecer sobre o status da cirurgia.

CENTRAL DE MATERIAIS E ESTERILIZAÇÃO

A Central de Material e Esterilização (CME), responsável pela aquisição, o preparo, a esterilização e distribuição de artigos e materiais cirúrgicos utilizados em diversas áreas no hospital, põe em prática um rigoroso processo de rastreabilidade dos artigos esterilizados, o que garante a qualidade na assistência do Centro Cirúrgico e de diversas outras áreas.

Toda essa rastreabilidade garante maior segurança e rapidez do processo e ao paciente, permitindo avaliações de todos os materiais hospitalares, vinculando-os a procedimentos invasivos e seus respectivos usuários.