Residência Médica

O Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta-RS comunica que em breve estarão abertas às inscrições para seleção dos candidatos ao preenchimento de vagas para médicos residentes nos Programas de Residência Médica

Residência Médica, essencial para saúde de Cruz Alta e Região.

A Residência médica aponta o desenvolvimento para melhorar a qualidade do atendimento para o paciente e, ao mesmo tempo, incrementa a formação do profissional. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP CA), possui o Programa de Residência Médica em Clínica Médica, desde 2014, tornando-se essencial para o atendimento clínico de pacientes de Cruz Alta e região.

Infraestrutura para aulas

O HSVP CA, conta com a estrutura necessária para as aulas: Laboratórios, leitos, internações, exames de imagem e também material didático e pedagógico. “Temos a sala dos médicos, possuimos toda a biblioteca e mídia completa para nossas aulas”, acentua o Coordenador Geral da Residência Médica do HSVP CA, Prof. Doutor Paulo Ricardo Viecili.

Ainda, de acordo com Coordenador Geral, existe uma atuação muito forte dos médicos preceptores. “A colaboração dos médicos preceptores é fundamental, eles realizam voluntariamente a orientação e acompanhamento dos residentes. Os preceptores, são responsáveis pelo desenvolvimento dos residentes dentro do hospital”, enfatiza Dr. Viecili.

DEMANDA DE RESIDENTES

A demanda de residentes é nacional, o HSVP CA, oferta quatro vagas anualmente. A seleção inicial é realizada através da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), através de edital e prova seletiva. Ocorrendo sempre no segundo semestre do ano.

Após o resultado da banca, é realizado o processo de seleção institucional, onde entrevistas com os candidatos são realizadas pela coordenação da Residência Médica em Clínica Médica do HSVP CA.

Atualmente seis médicos residentes atuam no HSVP CA, sendo quatro de Nível – R1 e dois de Nível – R2. O Coordenação Geral da Residência Médica do HSVP, evidencia que desses, dois são do estado do Rio Grande do Sul, um do Maranhão, um do Mato Grosso, um do Paraná, e um de Minas Gerais. “Além da procura, nossos residentes formados, estão todos bem colocados; seja na questão profissional ou em outra residência”, aponta Dr. Viecili.

SOBRE A RESIDÊNCIA MÉDICA DO HSVP

O Programa de Residência Médica do HSVP-CA busca a formação de um médico especialista, através do treinamento em serviço sob a supervisão de um preceptor ou docente em todas as suas atividades.

Dentro dessas atividades práticas, o residente passa por cenários ambulatoriais e hospitalares, prestando assistência ao paciente nos níveis primário, secundário e terciário de atenção à saúde.

As atividades teóricas abrangem conteúdos gerais em ética, bioética, bioestatística e epidemiologia e conteúdos específicos para cada programa, definidos pela CNRM (Resolução CNRM nº 02 /2006). Os diversos temas são ministrados sobre a forma de aulas expositivas dialogadas, sessões anatomoclínicas, discussão de artigos científicos, seminários, discussões de casos clínicos, sessões de treinamento em temas da prática da especialidade, reuniões de revisão bibliográfica e curso.

Mais informações referente a Residência Médica em Clínica Médica do HSVP CA, podem ser adquiridas através dos contatos:

  • (55) 3321 2470
  • residencia.medica@hsvpca.com.br