Um caso que repercutiu na mídia e foi manchete dos principais veículos de comunicação do estado e do país, teve o seu desfecho em 2018. No dia 20 de abril, uma operação da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Cruz Alta, coordenada pelo delegado Josuel Muniz, apreendeu um punhal avaliado em cerca de R$ 25 mil, usado na gravação do filme “O Tempo e o Vento”, que havia desaparecido durante a produção.
A peça foi produzida por Don Cássio Selaimen, um dos mais tradicionais cuteleiros do Brasil, com aço damasco, para ser utilizado por um dos personagens do filme baseado na obra de Érico Veríssimo. O artefato deveria ir a leilão após as filmagens, porém o seu desaparecimento foi um grande suspense, e o mistério desvendado após cinco anos. O dinheiro arrecado no leilão seria destinado para a UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre.
Após o desfecho e a elucidação do caso, o delegado Josuel Muniz e sua equipe se deslocaram ao município de Porto Alegre para fazer a devolução do artefato ao proprietário. A peça depois de encontrada foi leiloada pelo valor de R$ 104 mil, se tornando oficialmente a quarta faca mais cara do mundo. Durante a visita a Don Cássio, Josuel conversou sobre a possibilidade da doação de alguma peça para leilão beneficente em prol do Hospital São Vicente de Paulo.
Don Cássio Selaimen, prontamente se colocou à disposição e fez a doação de uma faca, denominada “Maestro Saldanha”, especialmente para ser leiloada em prol do hospital. O leilão será realizado no dia 27 de setembro, às 14 horas, dentro das comemorações do 34º Aniversário do Cambará Remates, uma parceria entre Don Cássio Selaimen, Polícia Civil de Cruz Alta, Cambará Remates e Hospital São Vicente de Paulo.
Para o delegado da Polícia Civil Josuel Muniz o objetivo é arrecadar recursos financeiros para o hospital e incentivar que outras pessoas e empresas também possam auxiliar o hospital. “Como cidadão cruz-altense me senti na obrigação de buscar contribuir de alguma forma com o Hospital São Vicente de Paulo. Tenho uma dívida de gratidão com o hospital e através desta iniciativa simbólica, quero também estimular que outras pessoas ou empresas também possam abraçar o São Vicente. Fica o nosso agradecimento a Don Cássio, que abraçou está iniciativa e nos fez a doação de uma faca para a realização do leilão e ao Cambará Remates pela parceria”, destacou o delegado.
A faca “Maestro Saldanha” é a faca de apresentação e premiações como o Freio de Ouro. A faca de 12 polegadas de comprimento (30 cm de lâmina) e 4 mm de espessura, em formato de lança triangular com bico proeminente, forjada em aço 1070 temperado em graxa animal e revenido a fim de dar sustentação ao fio para um corte preciso e duradouro.
Don Cássio Selaimen destacou a importância da iniciativa e das causas sociais na construção de uma sociedade mais humanizada. “Sempre procurei estar envolvido em causas sociais, por iniciativa própria ou pela solicitação das instituições. As facas produzidas são peças de colecionadores e de grande visibilidade, podendo atingir valores expressivos. Essa iniciativa chama a atenção para uma causa social tão importante, que a sociedade acaba abraçando e auxiliando as instituições. Os valores arrecadados, podem não ser tão expressivos a ponto de resolver todos os problemas das instituições, mas contribui para o bem-estar e ajuda as pessoas mais necessitadas. Fico muito feliz em poder estar contribuindo com o Hospital São Vicente de Paulo e torço para a comunidade continue mobilizada para auxiliar essa importante instituição”, destacou Selaimen.
Além da faca, quem adquirir o artefato no leilão também irá receber um certificado de autenticidade, um folder com texto de Elton Saldanha e Antônio Fagundes, CD com músicas e poesias em homenagem a estas facas e á Don Cássio.
Selaimen é reconhecido pela sua técnica e qualidade em seus produtos, mas também pela sua benevolência em ajudar as pessoas. Através do leilão de peças produzidas por ele, entidades como a Santa Casa de Porto Alegre e a Santa Casa de Uruguaiana, foram beneficiadas com recursos.
Campanha Abrace o São Vicente
A Campanha “Abrace o São Vicente” foi criada em junho de 2015, tendo como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade de Cruz Alta e região a prestar auxílio e criar soluções que permitissem amenizar os problemas enfrentados pelo Hospital São Vicente de Paulo. A ideia inicial era que a campanha durasse até o mês de dezembro de 2015.
Durante estes quatro anos de campanha, a participação da comunidade, das entidades e das empresas foram essenciais para a manutenção da campanha, mas principalmente para o funcionamento da instituição. Através da Campanha Abrace o São Vicente, já foram realizadas a reforma de sete enfermarias destinadas aos pacientes do Sistema Único de Saúde; assim como as reformas do bloco cirúrgico; do hall de entrada; pintura externa do prédio; colocação de toldo e reforma do Pronto Atendimento.
Em setembro de 2015 foi sancionada a Lei Municipal Nº 2.661/15, que estabeleceu junto às empresas locais o Programa Troco Solidário, permitindo que empresas e estabelecimentos comerciais pudessem arrecadar junto aos seus clientes o troco de suas compras em benefício às entidades cadastradas no programa. A partir desta lei o HSVP foi a primeira entidade filantrópica a integrar o programa.
Hoje a doação destinada pela comunidade através do Troco Solidário, permite a compra de alimentos que são destinados à alimentação dos pacientes internados no hospital, garantindo uma dieta equilibrada e o atendimento humanizado.