Na tarde desta terça-feira, 10, foi realizado no Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta (HSVPCA), um procedimento inédito na instituição. Pela primeira vez na unidade, uma paciente foi submetida a uma “ureterolitotripsia flexível à laser”, considerada uma das cirurgias mais modernas para a retirada de pedra no rim.
O procedimento foi realizado pelos médicos urologistas Dr. Elio Furian e Dr. Jorge Bilibio Westphalen, durando aproximadamente 35 minutos. Esse procedimento evita incisões ou cortes, reduzindo o tempo de internações prolongadas e o retorno mais rápido as atividades rotineiras.
Saiba mais:
Através desta técnica, um equipamento com câmera, fino e flexível, é introduzido na uretra, passando pela bexiga e alcançando o rim. Controlado pelo cirurgião, o aparelho permite uma exploração minuciosa e completa de toda região afetada do rim.
A partir da identificação dos cálculos renais, introduz-se uma fibra de laser pelo equipamento, que os pulveriza. Como é uma técnica minimamente invasiva e evita danos ao rim, a recuperação é bem mais rápida, e o paciente recebe alta no dia seguinte à cirurgia.