HSVP realiza procedimento inédito

Na tarde desta terça-feira, 10, foi realizado no Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta (HSVPCA), um procedimento inédito na instituição. Pela primeira vez na unidade, uma paciente foi submetida a uma “ureterolitotripsia flexível à laser”, considerada uma das cirurgias mais modernas para a retirada de pedra no rim. 

O procedimento foi realizado pelos médicos urologistas Dr. Elio Furian e Dr. Jorge Bilibio Westphalen, durando aproximadamente 35 minutos. Esse procedimento evita incisões ou cortes, reduzindo o tempo de internações prolongadas e o retorno mais rápido as atividades rotineiras.

Saiba mais:

Através desta técnica, um equipamento com câmera, fino e flexível, é introduzido na uretra, passando pela bexiga e alcançando o rim. Controlado pelo cirurgião, o aparelho permite uma exploração minuciosa e completa de toda região afetada do rim. 

A partir da identificação dos cálculos renais, introduz-se uma fibra de laser pelo equipamento, que os pulveriza. Como é uma técnica minimamente invasiva e evita danos ao rim, a recuperação é bem mais rápida, e o paciente recebe alta no dia seguinte à cirurgia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicação HSVP

Assessoria de Comunicação HSVP
Email: comunicacao@hsvpca.com.br
Fone: (55) 3321 2401

Últimas Notícias

Projeto Avançar Saúde

Com o objetivo de qualificar o atendimento e ampliar o acesso dos gaúchos ao Sistema Único de Saúde (SUS), o governo do Estado lançou nesta

Leia Mais »

Se inscreva em nosso blog

Receba conteúdos exclusivos!