Ações do controle de infecção são reforçadas durante a pandemia

Em meio ao cenário de alerta em relação ao novo Coronavírus, muitas instituições de saúde tiveram que ampliar as ações de controle e prevenção para combater e minimizar o avanço da pandemia no ambiente hospitalar. Nunca se deu tanta importância às pequenas ações diárias de higienização das mãos e etiqueta respiratória como nesses últimos meses.

A partir desta urgência, a atuação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) ficou ainda mais evidenciada e notada perante as ações preventivas e de combate às infecções hospitalares e ao novo Coronavírus. Na estrutura do HSVPCA a atuação da CCIH através do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) é extremamente importante e envolve um trabalho integrado com outros setores da instituição.

A médica infectologista Dra. Paula Rubin Facco Librelotto destacou o trabalho realizado pelo serviço. “O SCIH é extremamente importante para o planejamento de ações de controle e combate às infecções hospitalares. Neste período de enfrentamento do covid-19, a atuação do serviço fica ainda mais evidenciada na execução de ações para o controle e segurança dos pacientes em tratamento e colaboradores que atuam diariamente na instituição. Para o enfrentamento do coronavírus, estabelecemos diversos protocolos de segurança e atendimento, assim como o treinamento e orientação aos profissionais, buscando garantir eficiência e segurança para todos no ambiente hospitalar”, frisou a médica.

Uma das medidas mais importantes para combater as infecções é a correta higienização das mãos, que são as principais vias de transmissão de microrganismos e o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Além disso, a limpeza e desinfecção de materiais e do ambiente hospitalar é essencial.

Conheça a atuação do CCIH

Há 37 anos a Comissão Interna de Controle de Infecção Hospitalar do HSVP atua na prevenção, identificação e em técnicas de educação para o controle de infecções hospitalares; com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes, acompanhantes, visitantes e colaboradores.

A enfermeira do SCIH, Silvana Trombetta Stefanello falou sobre a importância do setor no ambiente hospitalar. “Hoje mais do que nunca a atuação do SCIH é essencial para a implementação de protocolos de controle e prevenção de infecções, assim como na capacitação dos profissionais que trabalham dentro do ambiente hospitalar. Para tornar o processo eficiente, o trabalho integrado com as equipes assistenciais de enfermagem e técnicos de enfermagem auxiliam nas práticas de prevenção e de detecção de possíveis infecções”, destacou a enfermeira.

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) atua dentro do CCIH, sendo responsável por executar ações preventivas e de controle, assim como auxiliar na capacitação dos profissionais que atuam diariamente na instituição.

A equipe é composta pela enfermeira e coordenadora do setor, Silvana Trombetta; pela médica Infectologista, Paula Rubin Facco Librelotto e pelas técnicas de enfermagem, Fernanda Scherer e Isabel Dama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicação HSVP

Assessoria de Comunicação HSVP
Email: comunicacao@hsvpca.com.br
Fone: (55) 3321 2401

Últimas Notícias

Vitória contra a COVID-19

A celebração da vitória contra a COVID-19 é o momento mais esperado pelos pacientes diagnosticados com a doença, assim como a alta hospitalar de um

Leia Mais »

Se inscreva em nosso blog

Receba conteúdos exclusivos!