HSVP é referência regional e macrorregional em várias especialidades

O Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta é referência regional em alta e média complexidade, nas especialidades de neurologia; neurocirurgia; traumatologia; oncologia; nefrologia e cirurgia bariátrica.

No interior do estado o HSVP é reconhecido pela sua capacidade técnica e pela presença no corpo clínico de profissionais que são referência local e nacional, dedicando-se ao atendimento humanizado para usuários da rede pública de saúde e convênios para mais de 76 municípios gaúchos.

Neurologia e Neurocirurgia

Uma das principais especialidades ofertadas pelo hospital é o serviço de neurologia e neurocirurgia, que serve como referência para 45 municípios do estado nas áreas de abrangência da 9ª e da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede respectivamente nos municípios de Cruz Alta e Santa Maria.

Na área de neurologia e neurocirurgia foram realizadas entre os meses de janeiro e setembro 2022 consultas, uma média mensal de 220 pacientes. Neste mesmo período foram realizados 158 procedimentos cirúrgicos.

Na especialidade o HSVP conta com quatro médicos, sendo três neurocirurgiões e um clínico. O corpo clínico é composto pelos doutores Elói Domingues; José Ortiz; Cristian Ferrareze Nunes e Roger Zanandrea.

Um dos grandes diferenciais do Hospital São Vicente de Paulo é o plantão 24 horas de urgência e emergência. No Rio Grande do Sul o HSVP é um dos poucos hospitais que possui plantão 24 horas em neurologia com médico especialista em caráter presencial.

Cirurgia Bariátrica

No início do mês de outubro o HSVPCA iniciou os atendimentos ambulatoriais da linha de cuidado do sobrepeso e obesidade para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Serão atendidos pacientes de 56 municípios gaúchos, compreendendo uma população aproximada de 1 milhão de pessoas.

Na área de assistência de alta complexidade ao indivíduo com obesidade, o HSVP é referência para os municípios de abrangência da 9ª, 4ª e da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde com sede respectivamente nos municípios de Cruz Alta, Santa Maria e Alegrete. 

Inicialmente serão disponibilizadas cinco consultas semanais e oito procedimentos cirúrgicos ao mês. A equipe médica responsável pelo atendimento terá como responsável técnico o Dr. Élvio Pereira e o cirurgião Lucas Alessio Pereira. Os pacientes também terão acompanhamento multidisciplinar com profissionais da nutrição, da psicologia, enfermagem e fisioterapia. 

O Hospital São Vicente de Paulo conta com uma equipe especializada para a realização desse procedimento, em suas três modalidades: restritiva – que resulta na diminuição da quantidade de alimentos que entra no trato gastrointestinal -, mal absortiva – que reduz a capacidade de absorção do intestino – e mista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicação HSVP

Assessoria de Comunicação HSVP
Email: comunicacao@hsvpca.com.br
Fone: (55) 3321 2401

Últimas Notícias

Se inscreva em nosso blog

Receba conteúdos exclusivos!