HSVP POSSUI ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO PARA COLABORADORES


Indiara Martins atua como Psicóloga Clínica do Hospital São Vicente de Paulo




O Hospital São Vicente de Paulo através do Serviço de Psicologia Clínica abre um espaço para que seus colaboradores possam buscar ajuda no momento em que necessitam. O principal objetivo deste serviço é auxiliar as pessoas na resolução de problemas pessoais ou profissionais, focado em questões emergentes/urgentes agindo de forma terapêutica em si ou ser porta de entrada para realização de acompanhamentos e cuidados mais prolongados.

O ambiente de trabalho é o local onde a maioria das pessoas passa a maior parte do seu dia, refletindo diretamente sobre a personalidade do indivíduo. Sabe-se que o ambiente hospitalar caracteriza-se por rotinas muito intensas, uma vez que lida com pessoas debilitadas fisicamente e emocionalmente, lida com vida, adoecimento e morte. O profissional de saúde enfrenta situações que mobilizam o emocional durante o dia a dia, por vezes de forma intensa. Segundo a psicóloga do HSVP, Indiara Martins, podemos tecer características do trabalho em ambiente hospitalar e de saúde que podem se converter em fatores de risco para a saúde mental do profissional. “De forma sucinta, esses fatores são: o contato íntimo e frequente com a dor e o sofrimento; o contato íntimo e frequente com a perspectiva da morte e com o morrer e o lidar com a intimidade corporal e emocional”, ressalta.

O manejo com pacientes graves revela uma experiência de extrema angústia. O profissional se vê diante da fragilidade da existência humana. Entre as possibilidades para o cuidado e a promoção da saúde mental em empresas e instituições está o Serviço de Psicologia Clínica. Trata-se da disponibilidade (através da própria instituição) de suporte psicológico aos seus colaboradores – em suas demandas individuais – tanto pessoais como profissionais. Sua importância está na consideração de que estes profissionais necessitam também serem cuidados. Quem cuida de modo adequado de si mesmo, encontra-se em condições de relacionar-se, de conduzir-se adequadamente na relação com os demais.

Acompanhamento

O objetivo da Psicoterapia é auxiliar as pessoas em momentos de sofrimento emocional ou mesmo, em seu desenvolvimento pessoal. Parte-se do pressuposto de que uma instituição está bem, quando os membros que a compõem estão bem. As especificidades do acompanhamento psicológico aos colaboradores são as mesmas encontradas em um acompanhamento particular, porém, não acarreta investimento financeiro ao colaborador. Conforme explica Indiara, acontece através de sessões semanais, depende da demanda e do contrato verbal terapêutico (que define horário e com que frequência irá ocorrer. Para que ocorra uma efetiva colaboração, deve ser aceitável ao paciente, bem como apropriados a ética e profissional).

Nos primeiros encontros, são realizadas algumas “entrevistas iniciais”. São assim chamadas, pois proporcionam um conhecimento inicial. O paciente irá falar acerca dos motivos que o levaram a estar ali e, juntamente com a Psicóloga entenderá qual é o melhor caminho a seguir. Sofrimentos psíquicos sempre irão existir, o que vai mudar é a maneira como se passa por eles. Portanto, o colaborador – visto como indivíduo com uma história que merece ser respeitada – tem um espaço de fala e escuta para expressar suas angústias, seus anseios e estruturar-se melhor para dar conta das exigências internas e do seu cotidiano no contexto laboral.
Indiara Martins atua como Psicóloga Clínica do Hospital São Vicente de Paulo. Com seis anos de atuação na Instituição realiza atendimento ao paciente internado, atendimento aos pacientes e familiares da CTI e atendimento psicológico aos colaboradores da Instituição. A Psicóloga também responde como Gerente de Recursos Humano em ações estratégias na gestão de pessoas.
 

Assessora de Comunicação HSVP CA – Emilady Malheiros – MTB/RS 18215

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicação HSVP

Assessoria de Comunicação HSVP
Email: comunicacao@hsvpca.com.br
Fone: (55) 3321 2401

Últimas Notícias

Se inscreva em nosso blog

Receba conteúdos exclusivos!