HSVPCA passa a contar com unidade exclusiva para tratamento de pacientes com COVID-19

O Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta (HSVPCA), localizado na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, passa a contar com uma unidade exclusiva para o atendimento de pacientes suspeitos ou com diagnóstico confirmado da COVID-19.

Na última semana o hospital recebeu os equipamentos necessários para implementação dos novos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e leitos clínicos, exclusivos para o enfrentamento da Covid-19. A nova unidade conta com 10 leitos completos e equipados de UTI, assim como 20 leitos clínicos.

A ampliação do número de leitos faz parte do Plano de Contingência Hospitalar Covid19 do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que prevê o aumento do número de leitos para o tratamento de pacientes com o diagnóstico de Covid-19 em diversas regiões do estado.

O diretor-geral do HSVPCA, Roger Esteves falou sobre o trabalho e as ações realizadas pela instituição para o enfrentamento da covid-19. “Durante os últimos meses trabalhamos incansavelmente para viabilizar o funcionamento desta nova unidade que será exclusiva para o atendimento de pacientes suspeitos ou com o diagnóstico confirmado de covid-19. Essa iniciativa, construída de forma coletiva e com o auxílio dos nossos colaboradores, dos órgãos públicos, empresas e do movimento Abrace o São Vicente, tem como principal objetivo oportunizar aos pacientes um tratamento adequado até o restabelecimento de sua saúde, assim como garantir a segurança dos nossos colaboradores que estão atuando na linha de frente do combate ao novo coronavírus, oportunizando um espaço exclusivo para a realização deste trabalho”, destacou o diretor. 

UTI E UNIDADE COVID-19

Na tarde desta quinta-feira, 21, o HSVPCA passou a contar com o incremento de 10 leitos de UTI e 20 leitos clínicos exclusivos para o enfrentamento da Covid-19, tornando-se assim hospital de referência no atendimento aos pacientes. A estrutura foi entregue nesta quinta-feira e já está em operação.

Para viabilizar o início do funcionamento da nova UTI, o HSVPCA recebeu um lote de equipamentos e materiais. Os equipamentos enviados pela Secretaria da Saúde do Estado (SES RS), chegaram em kits contendo os seguintes itens: 10 camas hospitalares; 10 monitores; 10 ventiladores pulmonares; bombas infusoras parenterais; bombas enterais; 2 cardioverssores; 2 eletrocardiógrafos; 2 carros de parada (incluem equipamentos de ressuscitação, como desfibriladores).

O diretor clínico do HSVPCA, Dr. Paulo Viecili frisou a importância deste novo espaço para o tratamento dos pacientes. “Hoje passamos a contar uma unidade moderna e exclusiva para o atendimento aos pacientes suspeitos ou com diagnóstico confirmado do novo coronavírus. A partir deste novo espaço, buscamos ampliar o tratamento humanizado, adequado e exclusivo aos pacientes, assim como garantir a segurança dos nossos colaboradores. Hoje, diante deste cenário tão preocupante quanto ao Coronavírus, podemos comemorar um acréscimo tão importante em relação a nossa estrutura de atendimento, com 10 novos leitos de UTI e 20 leitos clínicos, de maneira concentrada em uma unidade de isolamento”, destacou o diretor.

Reforma Unidade Coronavírus

A Unidade Santo Antônio, antiga ala de pediatria e internação da instituição, passou por reformas e uma série de readequações em sua estrutura, de acordo com a orientação e projeto elaborado e aprovado pela Vigilância Sanitária, viabilizando a criação de dez leitos de UTI e vinte leitos clínicos, tornando assim uma unidade de isolamento e exclusiva para o tratamento de pacientes com diagnóstico da Covid-19. 

Para readequar o espaço, foram realizados reparos como a substituição do forro, instalação de tela protetora, pintura do espaço, readequações na rede elétrica e hidráulica, assim como na aquisição de equipamentos e materiais para garantir o tratamento humanizado aos pacientes e a segurança de toda equipe que irá trabalhar diariamente na unidade.

Roger Esteves também destacou o trabalho realizado pela equipe para viabilizar o início dos trabalhos na nova unidade. “É extremamente importante neste momento fazer um agradecimento especial aos profissionais que viabilizaram o funcionamento desta nova estrutura. Nossa gratidão aos colaboradores dos setores de higienização, manutenção, almoxarifado, tecnologia da informação, rouparia, nutrição, fisioterapia, assim como aos nossos profissionais que atuam nas áreas administrativas, assistenciais e no atendimento direto aos pacientes, em especial ao setor de enfermagem”, frisou o diretor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicação HSVP

Assessoria de Comunicação HSVP
Email: comunicacao@hsvpca.com.br
Fone: (55) 3321 2401

Últimas Notícias

Se inscreva em nosso blog

Receba conteúdos exclusivos!