Reunião aborda protocolo de atendimento multidisciplinar em cirurgia bariátrica no HSVP

O Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta (HSVPCA), promoveu na manhã de quinta-feira (21), um encontro com representantes de coordenadorias regionais de saúde e de secretarias municipais para apresentar o protocolo de atendimento do Serviço de Assistência de Alta Complexidade ao Indivíduo com Obesidade.

O protocolo foi desenvolvido para qualificar e agilizar o atendimento, baseado na Portaria Nº 425, de 19 de março de 2013, onde estão contidas diretrizes gerais para o Tratamento Cirúrgico da Obesidade e Acompanhamento Pré e pós-cirurgia Bariátrica. No protocolo também foram apresentados os cuidados assistenciais e técnicos do serviço de acordo com normas da instituição.

Na área de assistência de alta complexidade ao indivíduo com obesidade, o HSVP é referência para os municípios de abrangência da 9ª, 4ª e da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde com sede respectivamente nos municípios de Cruz Alta, Santa Maria e Alegrete.

Durante o encontro, os membros da equipe de trabalho repensáveis pelos atendimentos e acompanhamentos dos pacientes na especialidade, foram oficialmente apresentados aos participantes. O objetivo do encontro foi alinhar as ações e protocolos de atendimentos, assim como esclarecer dúvidas referentes aos serviços médicos, de enfermagem, nutrição, assistência social, fisioterapia e psicológico.

A equipe de trabalho é composta pelos médicos, Elvio Pereira e Lucas Alessio Pereira; pela coordenadora do Núcleo Interno de Regulação, Jussara Daltrozo Gutierrez; pela nutricionista, Ritchelli Trojhan Spat; pelas enfermeiras, Rosi Becker e Roberta Leismann; pela assistente social, Fátima Bronzatti; pela fisioterapeuta, Roselei Schneider e pela psicóloga, Indiara Martins.

O diretor geral do Hospital São Vicente de Paulo, Roger Esteves falou sobre a importância da iniciativa e dos protocolos de atendimento. “O Hospital São Vicente de Paulo está passando por um amplo processo de reestruturação. No início do mês de outubro iniciamos o atendimento multidisciplinar em cirurgia bariátrica pelo SUS, tornando referência para mais de cinquenta municípios gaúchos. Para estreitar as relações e esclarecer as principais dúvidas dos municípios, promovemos um importante encontro com o objetivo de apresentar a equipe de trabalho, mas principalmente a rotina e os protocolos de atendimentos dos pacientes. Essa iniciativa é fundamental para garantirmos a eficiência do atendimento e o bem-estar dos nossos pacientes”, destacou o diretor.

Cirurgia Bariátrica no SUS

 No início do mês de outubro o HSVPCA iniciou os atendimentos ambulatoriais da linha de cuidado do sobrepeso e obesidade para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta especialidade serão atendidos pacientes de 56 municípios gaúchos, compreendendo uma população aproximada de 1 milhão de pessoas, numa abrangência macrorregional.

De acordo com o contrato, inicialmente são disponibilizadas cinco consultas semanais e oito procedimentos cirúrgicos ao mês. A previsão da equipe de trabalho é de realizar ainda no mês de dezembro o primeiro procedimento cirúrgico na especialidade via SUS. Os pacientes terão acompanhamento multidisciplinar com profissionais da nutrição, psicologia, enfermagem e fisioterapia.

O Hospital São Vicente de Paulo conta com uma equipe especializada para a realização desse procedimento, em suas três modalidades: restritiva – que resulta na diminuição da quantidade de alimentos que entra no trato gastrointestinal -, mal absortiva – que reduz a capacidade de absorção do intestino – e mista. Para qualificar o atendimento e facilitar a recuperação dos pacientes, o hospital está investindo na reforma de três quartos que serão destinados ao atendimento dos pacientes bariátricos.

Participaram da reunião representantes da 9ª, 4ª e 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, assim como representantes dos municípios de Agudo, Alegrete, Boa Vista do Cadeado, Cruz Alta, Colorado, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Itaqui, Jacuizinho, Jaguari, Júlio de Castilhos, Manoel Viana, Quinze de Novembro, Restinga Sêca, Rosário do Sul, Saldanha Marinho, Santa Bárbara do Sul, Santana do Livramento, Santa Maria, Santiago, São Gabriel, São Sepé, São Pedro do Sul, São Francisco de Assis, Selbach, Tupanciretã e Uruguaiana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicação HSVP

Assessoria de Comunicação HSVP
Email: comunicacao@hsvpca.com.br
Fone: (55) 3321 2401

Últimas Notícias

Se inscreva em nosso blog

Receba conteúdos exclusivos!