Você sabia? A Unidade de Terapia Renal do HSVP realiza mais de 45 atendimentos por dia

Mais de noventa pacientes da região dependem da Unidade de Terapia Renal do Hospital São Vicente de Paulo-Cruz Alta. Desde 2010 a Unidade realiza atendimento ambulatorial, o qual é referência regional. Procedendo aos exames complementares de diagnósticos, orientações de tratamento e acompanhamento de pacientes de patologias renais.

Com uma equipe capacitada composta de três médicos nefrologistas, uma assistente social, psicóloga, nutricionista, três enfermeiros nefrologistas – sendo um coordenador, 16 técnicos em enfermagem; com uma área de 600m², dois ambientes de hemodiálise e equipamentos de última geração, a UTR realiza mais de 45 atendimentos por dia. De acordo com a enfermeira nefrologista e coordenadora da UTR, Luciana Maciel Dutra, são assistidos 98 pacientes da região, os quais fazem o procedimento na máquina de hemodiálise por uma média de três horas e meia. “O atendimento diário é entre 45 e 48 pacientes. Incluindo também, pacientes agudos do Centro de Terapia Intensiva (CTI). A Unidade é aberta às 07h da manhã e segue até 19h. Também temos os plantões no turno da noite e nos finais de semana para casos mais urgentes”, ressalta.

HEMODIÁLISE

A Unidade Renal do HSVP, realiza mensalmente aproximadamente, 260 sessões de hemodiálise que refletem anualmente em 12.480 sessões e uma média de 105 consultas nefrológicas mensais. A Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina.

Assessora de Comunicação HSVP CA – Emilady Malheiros – MTB/RS 18215

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicação HSVP

Assessoria de Comunicação HSVP
Email: comunicacao@hsvpca.com.br
Fone: (55) 3321 2401

Últimas Notícias

Dia florido!

Neste dia da mulher, a equipe da Unidade de Terapia Renal do HSVP, realizou uma homenagem especial para as pacientes. Além do mural com frases

Leia Mais »

Se inscreva em nosso blog

Receba conteúdos exclusivos!